Existencialismo De Sartre
Artigo: Existencialismo De Sartre. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vfarias • 24/4/2013 • 280 Palavras (2 Páginas) • 764 Visualizações
Questão 1 - Conforme a perspectiva existencialista, por qual motivo temos medo da liberdade? Resposta: Segundo a perspectiva existencialista temos medo da liberdade porque sendo livres somos responsáveis por nossas ações, consequentemente, somos livres para pensar e conceber nossos próprios paradigmas de modo que nós somos o que escolhemos ser. Para Sartre, Deus não existe e por isso, não encontramos já prontos, valores ou ordens que possam legitimar a nossa conduta. Assim, não teremos como usar esses valores para justificar o nosso comportamento, portanto, ficamos sem desculpas para os nossos atos. Desta forma gera no homem a angústia de saber que nada o impede de voltar atrás, o medo de arcar com a sua própria liberdade de escolha. O homem tem medo porque tem que arcar com o que fez porque ele teve a liberdade para escolher fazer ou não. Assim, condenados a uma liberdade insatisfatória, jamais alcançando o que realmente desejamos sendo, portanto, uma liberdade irrealizável.
Questão 2 - Conforme a mesma anterior, por qual motivo a ética da escolha não é um ato puramente gratuito? Resposta: A ética da escolha não é um ato puramente gratuito porque você está sempre pensando nos benefícios e nos malefícios que aquela escolha pode acarretar. O homem sempre paga um preço pelas suas escolhas, pois ele abre mão de algumas em pró das outras. E justamente, por sempre ter esse preço a ser pago é que torna-se tão difícil escolher de forma ética. Torna-se nesse caso quase que uma obrigação escolher de forma ética; você não escolhe de forma ética porque quer, mas sim, porque se ver nessa obrigação, porque está sempre pensando nas consequências ruins que uma escolha não ética pode ocasionar.
...