O Existencialismo De Sartre
Pesquisas Acadêmicas: O Existencialismo De Sartre. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: si_freitasnc • 18/8/2014 • 449 Palavras (2 Páginas) • 545 Visualizações
O existencialismo de Sartre
A minha busca pelo existencialismo começou quando li um texto que explicava o conceito de liberdade segundo Sartre, que aponta o homem como livre para fazer qualquer escolha, independente das circunstâncias, colocando-o como o único responsável por suas ações. A partir disso, comecei a ler sobre a doutrina existencialista e descobri uma gama de idéias que fazem cada vez mais sentido para mim. Destacarei a seguir, os pontos que mais me chamaram a atenção.
De acordo com o existencialismo ateu de Sartre, a existência dos homens precede a sua essência, ou seja, o homem existe, se descobre e surge no mundo, só depois se define. Desta forma, o homem, primeiramente, não é nada, só depois será algo e da forma como a si mesmo se fizer. E, uma vez que Deus não existe, não há natureza humana, pois não há Deus para concebê-la.
O homem é o que o que ele se faz, fruto de como ele se conceber e de como ele quer que seja, é o que tiver projetado para ser. O homem não é predeterminado, a construção do ser é livre de qualquer outra causa que não seja a própria existência humana. A essência não se define tão logo, é constituída por diversas escolhas que se relacionam com o projeto fundamental.
O homem por fazer-se, é completamente responsável por si mesmo e por suas escolhas, não há um modo de fugir de sua responsabilidade, não há como buscar ajuda fora ou dentro de si, apelar para Deus ou para a sociedade. O homem sendo causa de si, construtor de si mesmo, tem responsabilidade para com a construção do próprio ser e pelo ser dos outros. As escolhas feitas pelo sujeito individual envolvem a si e aos outros, explicando o compromisso de cada homem com toda a humanidade, o que o leva à angustia e ao desespero de ter que escolher.
Como diz Sartre, “o homem na construção do ser encontra-se só e sem desculpas”, pois não pode fugir da responsabilidade de suas escolhas, não há como buscar ajuda fora ou dentro de si, não há como apelar para Deus ou para a sociedade.
- o homem é completamente responsável por si mesmo e por suas escolhas, visto que estas são reflexos de um projeto anterior. Não há um modo de fugir da escolha, mesmo quando se abstém de escolha está escolhendo., não há como buscar ajuda fora de si, apelar para Deus ou para sociedade., o homem é Uma vez que a construção de si implica em toda humanidade, o homem é responsável também pelo mundo que vive (argumento)
- o homem é consciente de construção
- a liberdade não se refere ao poder mas ao livre querer
...