FILOSOFIA GERAL E JURÍDICA
Tese: FILOSOFIA GERAL E JURÍDICA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 1310 • 7/6/2013 • Tese • 310 Palavras (2 Páginas) • 438 Visualizações
Plano de Aula: Locke: a garantia da propriedade como conceito substantivo para a prosperidade e liberdade.
FILOSOFIA GERAL E JURÍDICA
Título
Locke: a garantia da propriedade como conceito substantivo para a prosperidade e liberdade.
Número de Semana de Aula
7
Aplicação Prática Teórica
Caso 1 -John Locke e os direitos individuais a partir dos direitos naturais
Marco na luta contra impunidade, detenção de Pinochet completa dez anos
Fuencis Rausell
Santiago do Chile, 15 out (EFE)- A prisão do ex-ditador chileno Augusto Pinochet, há dez anos em Londres, virou um marco na luta contra a impunidade diante das violações de direitos humanos no mundo todo e possibilitou seu processo pela justiça chilena.
"Sua detenção demonstrou que as pessoas que tinham cometido crimes de lesa-humanidade estavam em perigo em qualquer parte do mundo graças ao princípio de jurisdição universal", declarou à agência Efe o hoje aposentado juiz Juan Guzmán, o primeiro que processou Pinochet no Chile.
(Disponível em: http://noticias.uol.com.br/ultnot/efe/2008/10/15/ult1807u46769.jhtm)
Estudamos que John Locke considerou a existência de direitos inatos. A partir desta visão, deveria, então, ser função do Estado liberal proteger tais direitos de seus cidadãos. Considerando a leitura da manchete acima, responda as questões que seguem:
a)O que é para Locke um direito natural? Quais são eles?
Resposta: John Locke usava o direito natural em muitas de suas teorias, pois procedeu muita coisa no estudo de Hobbes, mas uma ligação importante e diferente do ponto de vista dele ao de Hobbes foi ao dizer que se um governante transgredisse o direito natural, as pessoas estariam justificadas em derrubar seu regime. Direito a vida, a propriedade a liberdade.
...