Familia Contemporanea
Trabalho Universitário: Familia Contemporanea. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sumaka • 20/10/2013 • 226 Palavras (1 Páginas) • 334 Visualizações
4. A FAMÍLIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA
A família brasileira, como em muitas outras, continua passando por transformações influenciadas por ideologias sociais. O meio econômico, a industrialização e a urbanização são as principais influências que realiza essas mudanças. Brasil mantém, desde a sua descoberta um modelo clássico trazido pelos imigrantes da Europa. Por outro lado, no início da história brasileira, havia a população vinda da África que eram tratados como escravos. Estas se dividiam quando eram vendidas nas feiras para os grandes fazendeiros. Mas com tantos maltratos, começaram a haver as modificações de Leis em relação a esses negros.
A Lei do Ventre Livre foi a primeira mudança no sentido do reconhecimento do direito da mãe negra ao seu filho, que não poderia ser negociado.
A partir dessas famílias começou-se a amplificação da população brasileira, havendo assim a miscigenação.
A miscigenação deu-se entre imigrantes europeus, índios e negros libertos. Formava-se então o início da família brasileira.
O respeito, a fidelidade no casamento, e em principal a educação eram e são valores primordiais nestas família. O divórcio, naquela época, era impensável, pois só a morte de um dos cônjuges é que fazia a separação.
Ainda há quem fale dessa época com saudades, onde refere-se de uma vida familiar mais saudável e de membros mais responsáveis. Contudo, hoje em dia há diferenças concretas entre as famílias. Há várias classes sociais que fazem a divisão de cultura.
...