Fundamentos filosóficos e perspectivas éticas, dentre elas, consta a percepção de autoconstrução do ser humano, em sua realidade concreta, material, existencial.
Por: Gustavo Ladeia • 11/4/2015 • Artigo • 353 Palavras (2 Páginas) • 521 Visualizações
[pic 1]
4ª aula prática - Propriedades Periódicas
Gabriel Freitas de Lima e Freitas (Unifacs), Gustavo de Tadeu Ribeira Ladeia (Unifacs), Ives Samuel Mendes Baratz (Unifacs), Pablo Moraes (Unifacs), Ruan Barreto Lima (Unifacs)
Resumo.
Especificar, a partir de experimentos a variação das propriedades ácido-básicas e propriedades oxidantes e redutoras dos elementos.
Palavras-chave: ácido- básicas, reação, variações, propriedades.
Introdução.
O indicador ácido-básico, chamado de Fenolftaleína, em meio básico exibe coloração vermelha e em meio ácido não possui coloração. O clorofórmio é usado como solvente.
Experimental.
Na parte 1(A), adicionamos em uma cápsula de porcelana 10ml de água destilada e 3 gotas de fenolftaleína e observamos a coloração da fenolftaleína na água. Posteriormente, adicionamos à cápsula de porcelana um fragmento de sódio metálico e observamos a coloração da solução. Na parte 1(B), adicionamos em um tubo de ensaio, 2ml de água destilada e 3 gotas de fenolftaleína e observamos a coloração da fenolftaleína na água. Depois, colocamos no tubo de ensaio um pedaço de fita de magnésio e observamos o resultado após 5 minutos. Na parte 1(C), adicionamos ao tubo de ensaio 2ml de agua destilada e 3 gotas de fenolftaleína e analisamos a coloração da mesma na água. Posteriormente, adicionamos ao tubo de ensaio um pedaço de alumínio e observamos o resultado após 5 minutos. Na parte 2(A), adicionamos ao tubo de ensaio 2ml da solução de brometo de potássio (KBr). Em seguida, adicionamos 1ml do solvente clorofórmio no tubo de ensaio e agitamos. Posteriormente, adicionamos no tubo contendo a mistura, 2ml de ácido clorídrico(HCl). Depois, adicionamos 2ml da solução de hipoclorito de sódio (NaClO), agitamos e observamos. Na parte 2(B), adicionamos ao tubo de ensaio 2ml da solução de iodeto de potássio (Kl). Em seguida, adicionamos 1ml de clorofórmio no tubo de ensaio e agitamos. Depois, adicionamos no tubo contendo a mistura 2ml de ácido clorídrico(HCl). Por fim, adicionamos 2ml da solução de hipoclorito de sódio (NaClO), agitamos e observamos.
Resultado.
Ao adicionarmos a fenolftaleína mais a água (Parte1) no sódio, alumínio e na fita de magnésio, observamos esses resultados:
[pic 2]
Ao adicionarmos o clorofórmio e posteriormente o ácido clorídrico e o hipoclorito de sódio (Parte2), observamos esses resultados:
[pic 3]
...