Gestão em Seguros - Filosofia - Atividade
Por: GrilloDuBem • 27/3/2021 • Projeto de pesquisa • 326 Palavras (2 Páginas) • 136 Visualizações
Filosofia, Ética e Responsabilidade Social - Unidade Complementar Unidade 2
A ética dentro de uma empresa deve ser algo presente na rotina e no convívio dentre os colaboradores.
Como já estudado em outras unidades, a ética permite a convivência harmônica entre os colaboradores, e como já apresentado por Aristóteles, criar relações sem invasão do espaço alheio e muito menos sem a imposição de seus valores sobre outro ser.
Esse ponto é muito importante dentro de hierarquias e relações de Líder e subordinado onde é comum a autoridade se sobrepor ao ser, representando pelo chefe com o famoso “Você sabe com quem está falando?”.
Tal tipo de situação tem que ser extinta e permutada pelo que realmente a hierarquia no trabalho é, um definição de tarefas e delimitações onde, independente de qualquer posição, todos são humanos e iguais perante a lei e devem ser tratado com respeito.
Hoje em dia infelizmente ainda existem pessoas de alto nível hierárquico dentro de uma empresa que tendem a se achar superiores e por mais divulgada e transparente que seja o código de ética, ele acaba sendo desacreditado.
Outro ponto também importante é entender que, apesar do tempo de convivência e das intimidades que são formadas ao longo do tempo, o espaço de trabalho não tem a mesma intimidade que o da família, então é necessário o cuidado no tratamento dos colegas de trabalho.
Para melhor visualização do tema:
[pic 1]
Fonte: https://greatpeopleinside.com/the-disadvantages-of-business-ethics-worldwide/
Vem na imagem acima que, o conjunto de ética na empresa deve ser composto de:
- Responsabilidade;
- Confiança;
- Comportamento;
- Princípios;
- Relacionamentos;
- Escolhas;
- Confiabilidade; e
- Moralidade.
Entendemos então que, sem tais princípios, colaboradores tendem a conviver em um ambiente menos propício ao bem-estar e com isso reduzindo a produtividade necessária.
O tratamento digno interno é vital para a permanência de talentos e criação de laços interpessoais que tendem de ser tão fortes que a sinergia da área se torna exemplo para a empresa como um todo.
Tudo isso com a base ética e comportamental intrinsicamente ligado ao íntimo da empresa.
...