Importância da História para a Formação do Pedagogo
Por: Bellini Alphaville • 4/3/2016 • Trabalho acadêmico • 872 Palavras (4 Páginas) • 399 Visualizações
Importância da História para a Formação do Pedagogo
A História da educação é indispensavel para a formação do pedagogo, pois não existe presente sem passado para a descoberta e criação de novos métodos e valores, não deixando de lado a sua origem. Com isso iniciou um processo de grande ajuda e melhoria para a formação do docente.
Apresentada com o objetivo principal de organizar os fins e objetivos educativos para sistematizar o ensino. A educação surgiu antes do pensamento pedagógico, que por sua vez significou apenas com a prática dessa educação.
Com base nisso, percebeu-se enfim, a importância de se pensar a educação vivenciada pelos homens no tempo, que deixa de ter o caráter de pertencimento para proporcionar um olhar de estranhamento entre os modelos educativos presentes nas ações pedagógicas.
A educação escolar, portanto, nasceu com as desigualdades de classes sociais advindas do trabalho e do status econômico, ou seja, as teorias da educação vem com a proposta de subsidiar a prática e, a partir desse pensamento.
“A educação sistemática surgiu no momento em que a educação primitiva foi perdendo pouco a pouco seu caráter unitário e integral entre a formação e a vida, o ensino e a comunidade” (GADOTTI, 2003, p. 23).
A partir daí o pensamento pedagogico trouxe influência da igreja cristã na educação que comecou a ser discrimidada por duas perspectivas: a do povo que era uma educação catequética e a do clérigo, que é caracterizado por um ensino mas, humanizado.
Com isso a modernidade se caracterizou, pelas rupturas ideológicas com a Igreja que ocasionaram algumas revoluções nos campos de estudos, como: da geografia, da economia, da política, da ideologia e das pedagogias, visto que os maiores crivos se concentravam nas áreas relacionadas à educação.
A escola, por sua vez, é a instituição aceita socialmente para instruir o indivíduo em relação aos conhecimentos que devem ser aprendidos, bem como, os comportamentos que necessitam ser estimulados ou inibidos.
O saber pedagógico, na modernidade, é caracterizado pelo pluralismo dos paradigmas e o declínio do modelo metafísico, que faz com que aparecesse o paradigma científico no século XVII, uma vez que a pedagogia seria pensada com um rigor lógico e experimental que daria um viés racional e empírico.
Por outro lado, a história da Pedagogia se fez pelo interesse em representar os grandes teóricos que ajudaram as ações educativas em um dado momento, como: Rousseau, Locke, Pestalozzi, entre outros. esses autores da história da pedagogia eram utilizados, na maioria das vezes, como um exemplo para a formação de um espírito ético profissional na formação dos novos professores, ou seja, serviriam como um estímulo formal e pessoal apenas.
Qual é a Importância da Preservação da História para a Pedagogia
lmpossivel discutir sobre o tema História da Educação se não houver bases solidas, através da compreensão de um tempo com objeto de conhecimento. Pois, avivar o passado não tem sido uma tarefa muito fácil, pois sua origem se destina desde o inicio dos tempos.
É necessario compreender as diferenças e os diversos significados do tempo presente, para poder estimular uma conexão com os acontecimentos historicos, o momento atual.
Este procedimento metodológico é muito importante na produção do conhecimento científico capaz de gerar, especialmente em temas pouco explorados a solitação de hipóteses ou interpretações
...