Infraestrutura e Superestrutura
Por: helpmebass • 14/3/2016 • Trabalho acadêmico • 441 Palavras (2 Páginas) • 1.087 Visualizações
Para Karl Marx, a dimensão econômica da sociedade era sua base. Esse elemento básico foi denominado infraestrutura, pois é sobre essa base que são constituídas as estruturas políticas e ideológicas da sociedade, compondo assim o que Marx chama de superestrutura. Desse modo, a infraestrutura condiciona as decisões que serão tomadas na superestrutura. Segundo ele tudo gira em torno das “coisas materiais”.
Um dos elementos fundamentais que compõem a economia é a noção de trabalho, pois é através dele que o homem consegue transformar a natureza e produzir a sua existência.
O trabalho precisa ser compreendido em duas esferas distintas: na primeira, há a relação do homem com a natureza: na segunda, há a relação do homem com o homem. A relação do homem com a natureza é mediada por um conjunto de forças produtivas , pois precisa de inúmeros instrumentos para interferir na ordem natural.
O trabalho de forma isolada e com instrumentos construídos pelo próprio homem. Principalmente nas sociedades industrializadas houve uma sistemática divisão de trabalho.
Cabe resaltar que a divisão de trabalho não é fruto de uma sociedade industrializada. Ao retornarmos a pré-história podemos observar uma distribuição uma distribuição sexista do trabalho, no qual os homens supostamente saíam para procurar alimentos e as mulheres ficavam cuidando dos filhos. Em qualquer sociedade uma coisa é fundamental analisar: como os homens se organizam para produzir os meios de sobrevivência.
Superestrutura
Para Marx a superestrutura está fundamentada sobre os pilares da infraestrutura. Desse modo, o Estado-que na visão do autor é um instrumento criado pelas classes dominantes para garantir seu domínio sobre as demais- tem a importante missão de legitimar o modo de produção, fazendo com que as pessoas não deixem de trabalhar. Outro fator importantíssimo da superestrutura é a ideologia que dissemina na sociedade, que reflete uma visão de mundo predominante.
Outro fator importantíssimo da superestrutura é a ideologia que dissemina na sociedade, que reflete uma visão de mundo predominante.
Marx estudou o que denominou de superestrutura, ou seja, a política, ideologias, regras jurídicas, religião, cultura entre outros. A superestrutura depende dos meios materiais disponíveis, mas pode variar muitíssimo, pois os homens têm consciência, razão, inteligência, interesses e desejos.
Marx pretendia criar uma sociedade sem classes sociais, na qual as pessoas não fossem exploradas por outras.
[pic 1]
...