Introdução A METAFÍSICA
Pesquisas Acadêmicas: Introdução A METAFÍSICA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Marianna09 • 3/11/2013 • 502 Palavras (3 Páginas) • 482 Visualizações
Introdução
Metafísica = Parte mais central da filosofia que busca o princípio e as causas fundamentais de tudo, tratando de questões que, em geral, não podem ser confirmadas pela experiência direta. Constitui a filosofia primeira, o ponto de partida do sistema filosófico.
O termo surge por volta de 50 a.C., quando Andrônico de Rodes (século I A.C.), ao organizar a coleção da obra de Aristóteles, dá o nome de ta metà ta physiká ao conjunto de textos que se seguiam aos da física ("metà" quer dizer além).
Historicamente, a palavra “metafísica” passa a significar tudo o que transcende à física, porque nesses estudos Aristóteles examina a natureza do ser em geral e não de suas formas particulares, postulando a ideia de Deus como substância fundamental. As bases do pensamento de Aristóteles podem ser encontradas no platonismo. Para Platão, a filosofia é a única ciência capaz de atingir o verdadeiro conhecimento. Por meio da dialética, o filósofo aproxima-se das ideias puras, como a verdade, a beleza, o bem e a justiça.
Na Idade Média a metafísica confunde-se com a teologia.
E na idade Moderna a experiência passa a ser extremamente valorizada.
Metafísica
Podemos distinguir três períodos ou épocas fundamentais na história da metafísica: os gregos (Platão e Aristóteles), depois a Idade Média (Agostinho e Tomás de Aquino), e, por fim, a época moderna (Descartes, Kant e Nietzsche, Husserl e Heidegger, essencialmente)
Metafísica na antiguidade
A metafísica surgiu com Aristóteles e se refere à atitude de buscar a realidade para além das aparências físicas.
Meta = além ou depois;
Metafísico = além ou depois da física.
Busca a causa primeira de tudo o que existe.
A metafísica é um método de investigação da realidade, ou seja, uma forma de interpretar os fenômenos que atingem o homem.
Para Aristóteles era a ciência mais elevada.
A metafísica propunha uma forma de investigação da realidade diferenciada das explicações mágico-religiosas predominantes na época de Aristóteles e dos outros filósofos clássicos.
Tinham por objetivo observar os fenômenos e explicá-los baseados em reflexões racionais.
Nesse sentido, explicava à vida, a morte, a justiça, as virtudes, os sentimentos, a natureza, não somente como vontade ou predestinação divina, mas como fenômenos que se poderia chegar à causa primeira por meio da reflexão.
Devido a isso não se abstinham da observação empírica ou da experiência, muito embora o mais importante fosse justamente à reflexão realizada sobre o objeto em questão.
O método metafísico influenciou posteriormente o surgimento da ciência moderna.
Metafísica Medieval
A metafísica medieval também pode ser chamada de escolástica e seu objetivo era provar a existência de Deus.
Após um logo desenvolvimento
...