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Logica E Argumentacao

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Por:   •  9/3/2015  •  671 Palavras (3 Páginas)  •  239 Visualizações

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CARMEN SUELY CAVALCANTI DE MIRANDA

Sou graduada em Serviço Social e Filosofia, especialista em

Serviço Social e mestre em Educação pela Universidade Federal do

Rio Grande do Norte. Atuo como Assistente Social desde 1981 e

atualmente exerço a profissão de Assistente Social na Unidade de

Saúde Familiar e Comunitária, uma Unidade de atenção básica em

Saúde da Secretaria Municipal de Saúde da cidade de Natal. Leciono

desde 1996 na Universidade Potiguar as disciplinas: Filosofia, Ética,

Metodologia Científica, Cultura Brasileira e Filosofia da Educação.

Desde 2010 estou na Direção do Curso de Serviço Social desta

mesma Universidade.

IVICKSON RICARDO DE MIRANDA CAVALCANTI

Sou graduado em Filosofia e especialista em Ética pela

Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Sou professor de

Filosofia desde o ano de 2004. Iniciei minhas atividades profissionais

como professor substituto do Instituto Federal do Rio Grande do Norte.

Lecionei no ensino médio na rede pública da cidade de João Pessoa. Fui

professor do Instituto Federal de Alagoas. Atualmente sou professor

do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, atuando no campus

de Apodi. Leciono as disciplinas de Lógica, Filosofia, Epistemologia e

Metodologia Científica

Parmênides e o princípio de identidade

Vimos anteriormente que dos primeiros filósofos só chegaram até nós

fragmentos sobre o que pensavam. Apesar de serem responsáveis por uma

preocupação cada vez maior em dar explicações mais coerentes e de acordo

com as observações dos fenômenos naturais, ainda assim, não desenvolveram

uma preocupação com a criação de algum método ou princípio básico a se

seguir para que isso se tornasse possível.

Foi com Parmênides (cerca de 515-450 a.C.), filósofo de Eleia (cidade

colônia da magna Grécia, região hoje próxima da Itália), que este problema foi

trazido à tona. Dos fragmentos deste pensador, surgia a primeira exposição de

um princípio lógico a partir do qual deveria ser conduzido o nosso raciocínio.

Esse princípio se chamou: princípio da identidade.

O pensamento de Parmênides teria se desenvolvido e seria marcado pela

sua contraposição a Heráclito (cerca de 540-480 a.C.), seu contemporâneo

da cidade Éfeso (região de Mileto), para quem a contradição e a mudança

seriam o princípio universal do Cosmo e da própria vida. Este seria, para

Parmênides, o erro e o problema de toda a filosofia e ciência desde Tales.

Ele notava que a verdade não poderia estar nas coisas, e consequentemente

nem poderia provir das experiências sensoriais. O caminho correto à verdade

estaria só no pensamento. Para Parmênides, se confiássemos apenas no que

estávamos vendo, ou no que estávamos sentindo, não seria possível dizer

algo sobre o mundo. Como dizer, por exemplo, que uma árvore ou outra

coisa

...

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