Logica No Dia A Dia
Ensaios: Logica No Dia A Dia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Barbara_Barroso • 17/11/2014 • 613 Palavras (3 Páginas) • 482 Visualizações
Lógica é um substantivo feminino com origem no termo grego logiké, relacionado com o logos, razão, palavra ou discurso, que significa a ciência do raciocínio. Podemos dizer, de maneira figurada que a lógica está ligada ao raciocínio.
A lógica foi criada por Aristóteles no século IV a.C. para estudar o pensamento humano e diferenciar o certo e o errado. Pode-se afirmar que de acordo com Aristóteles a lógica tem como objeto de estudo o pensamento humano e as leis e regras que tem influência sobre ele, para que esse pensamento se torne correto ou não. Segundo Aristóteles as leis da lógica correspondem às ligações e relações que existem entre os seus elementos os quais são o conceito, juízo e raciocínio.
Aristóteles criou também a lógica perfeita, a qual seria constituída de três proposições declarativas que se conectam de modo que a partir das duas primeiras, chamadas premissas, é possível deduzir uma conclusão óbvia, conhecida como silogismo, que é então a comparação de uma característica de alguma coisa com outra, por meio de uma característica intermediária. O emprego da lógica leva a uma linha de raciocínio baseado em considerações e conclusões. Por exemplo: se afirmamos que "todo ser vivo é mortal" a seguir afirmamos que "Eu sou um ser vivo", como conclusão temos que "Eu sou mortal".
Pode-se garantir que toda afirmação tem duas possibilidades a de ser falsa ou verdadeira, não podendo ser ao mesmo tempo verdadeira e falsa. Esta suposição e as leis da identidade (A é A), da não contradição (A não é B), e do terceiro excluído (A é A e não pode ser B) cobrem todas as possibilidades e formam a base do pensamento lógico.
A lógica pode ser definida então como a ciência do raciocínio correto.
Em outras palavras, lógica é arte que nos faz agir, sem erro, de acordo com a razão.
“Ela [a Lógica] lhe dará clareza de pensamento, a habilidade de ver seu caminho através de um quebra-cabeça, o hábito de arranjar suas ideias numa forma acessível e ordenada e, mais valioso que tudo, o poder de detectar falácias e despedaçar os argumentos ilógicos e inconsistentes que você encontrará tão facilmente nos livros, jornais, na linguagem cotidiana e mesmo nos sermões e que tão facilmente enganam aqueles que nunca tiveram o trabalho de instruir-se nesta fascinante arte”, está é a dedução de lógica de Lewis Carroll.
Em contradição a lógica tem-se a falácia, que no nosso do dia-a-dia, denominamos muitas crenças equivocadas como falácias, mas, a falácia possui um significado mais específico: falácia é uma falha técnica que torna o argumento inconsistente ou inválido segundo Matthew.
Argumentos contentores de falácias são denominados falaciosos. Frequentemente parecem válidos e convincentes; às vezes, apenas uma análise é capaz de revelar a falha lógica.
A lógica faz parte do nosso dia a dia. Na família, na escola, no trabalho, por exemplo, quando apresentamos argumentos para defendermos uma ideia, estamos fazendo uso da lógica, uma vez que o que sustenta nossos raciocínios, o que os tornam válidos é o uso correto dos argumentos.
Trazendo todas essas informações para a nossa vida prática, podemos considerar o domínio e conhecimento sobre o que realmente é a lógica ou seja
...