Maquiavel E Os Conflitos Atuais
Artigos Científicos: Maquiavel E Os Conflitos Atuais. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: LuAzevedo • 6/10/2014 • 461 Palavras (2 Páginas) • 449 Visualizações
Maquiavel achava que ao exercer o aspecto de liderança sob o comportamento dos lideres, ensinava a conquistar e a manter-se no poder. Um exemplo de ideia maquiavélica seria a famosas frase ‘’ Os fins justificam os meios ‘’, porem essas ideias podem ser utilizadas tanto de maneira positiva e útil, como de maneira negativa e danosa, afinal todas essas teorias são puramente humanistas, baseiam-se no ideal de que as pessoas possuam apenas virtudes e comportamentos louváveis e previsíveis. Todos sabem que a realidade não é bem assim. Podemos afirmar isso com base na nossa politica atual, que esta relacionada a promessas que não foram compridas, tempo de governo mal aproveitado assim não levando o pais para frente como prometido e ainda mais, iludindo a população só para conseguir ser eleito ou até mesmo ser reeleito.
A Dilma é uma das nossa candidatas a prefeito, que esta a rumo da reeleição, esta prometendo algumas coisas que foram bem vagas como: ‘’melhorar todo o sistema de saúde" do Brasil. Já outras, acabando sendo ilusões como "construir cinco refinarias", coisas que ela não conseguiu fazer em 4 anos de mandato, ela espera modificar nos próximos 4 anos. Além do mais o governo da Dilma não teve nenhuma coisa boa para a população da classe media e alta, pois com o aumento dos impostos, e a falta de melhorias na cidade acaba prejudicando a população trabalhadora que não tem um retorno com os impostos. Já a classe baixa teve algumas melhorias como as bolsas, porém isso acaba prejudicando o pais, porque em vez de melhorar a educação assim diminuindo um pouco as bolsas o pais continua rumo a decadência sem o investimento em educação e saúde. Também temos o exemplo das cotas nos vestibulares, que infelizmente acaba prejudicando uma parcela da população, assim em vez de melhorar a educação ela prefere dar chances aos menos favorecidos.
Na politica a religião acaba se envolvendo, pois os movimentos sociais estão abandonando o discurso religioso, utópico, marxista-cristão e assumindo aos poucos, o discurso pragmático-capitalista neoliberal. Então, o discurso da maioria dos militantes é praticar uma política pragmática, embora muitas vezes eles nem se deem conta disso. Num país como o Brasil, em que 92% dos brasileiros se declaram religiosos, é difícil desvincular a religião do debate político. Essa relação pode ser explicada pela religiosidade popular e pela influência que o catolicismo e as religiões protestantes tradicionais exerceram na constituição dos movimentos sociais brasileiros, sob influência do marxismo e da Teologia da Libertação. Apesar da influência religiosa, na última década os movimentos sociais “estão abandonando o discurso religioso, utópico, marxista-cristão e assumiram o discurso pragmático-capitalista neoliberal”. Com isso a questão de religiosidade acaba se afastando um pouco a politica, não totalmente mais o suficiente para usarem o discurso neoliberal.
...