Marx E Durkheim
Monografias: Marx E Durkheim. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: supinodeclinado • 20/8/2014 • 925 Palavras (4 Páginas) • 291 Visualizações
O trabalho em Durkheim
Em Durkheim, a divisão social do trabalho é a fonte principal da solidariedade. Essa ideia aparece com força em sua obra Da divisão do trabalho social (1893), época marcada por intensas mudanças sociais, que afetam inevitavelmente as relações de trabalho.
Analisando a evolução das sociedades, Durkheim divide a solidariedade em solidariedade mecânica e solidariedade orgânica.
A solidariedade mecânica corresponde às sociedades tradicionais, pré-capitalistas, marcadas por uma homogeneidade social muito grande. Nelas, os indivíduos se parecem. As culturas tradicionais partilham de crenças e valores comuns, cujos controles e padrões morais são fornecidos pela religião, sendo fundadas no consenso, havendo pouco espaço para a divergência. Nessas culturas, vê-se uma baixa divisão de trabalho, diferente nas sociedades que começam a se industrializar e urbanizar. A harmonia é possível graças à semelhança de valores entre os indivíduos.
O processo de transição para a industrialização e urbanização trouxe o colapso da solidariedade mecânica e, à medida que crescia a especialização das tarefas e a diferenciação social, uma nova solidariedade nomeada de orgânica, se estabelece. A solidariedade orgânica, portanto, é própria da sociedade capitalista. Supõe uma complexidade social maior, em que os indivíduos são diferentes.
Durkheim está preocupado com a “coesão social”. A coesão social ou a sua ausência é resultado da tensão entre dois conceitos: o da solidariedade e da anomia. A solidariedade interna da sociedade, solidariedade agora qualificada como orgânica, funda-se sobretudo na interação de cada um na divisão do trabalho social. A anomia – manifestação, de desregramento torna precária a vida e corta laços sociais.
Na ordem capitalista, têm-se a ampliação da divisão social do trabalho, cuja função seria produzir solidariedade e criar um sistema de direitos e deveres. A divisão do trabalho em Durkheim parte do pressuposto de que o mesmo pode gerar consensos e ser portador de um pacto de convivência. Os indivíduos aceitam o lugar social que lhes é dado desde que impere
uma ordem social que leve justiça a todos os seus membros. A sociedade durkheimiana é uma sociedade regida pela negação do conflito. Neste sentido, ela não comporta o diferente.
No entanto, nem sempre a divisão do trabalho social é um fenômeno normal. A divisão do trabalho pode ser fonte não somente de solidariedade, mas também de desintegração social. O enfraquecimento da consciência coletiva é um fenômeno próprio e normal em sociedade de solidariedade orgânica. Nem por isso pode ser considerado patológico.
Durkheim elucida três formas de divisão do trabalho anômica. Isso ocorre porque normalmente a divisão do trabalho produz a solidariedade social, mas há momentos em que tem resultados totalmente diferentes ou mesmo opostos. As anomias surgem quando a divisão do trabalho não produz contatos suficientemente eficazes entre os indivíduos nem regulações adequadas das relações sociais.
Uma primeira forma patológica é a divisão do trabalho anômica. Num contexto de fortes mudanças sociais, novos contextos vão surgindo e que não são regrados.
A segunda forma é a coação. Para Durkheim, a vida social se organiza com certa espontaneidade quando os indivíduos interiorizam a sociedade e aceitam os contratos. Quando essa espontaneidade é rompida, ocorre a coação, que necessita de um assentimento expresso por parte dos indivíduos.
A terceira forma anormal se dá quando não há uma regularidade do trabalho. A solidariedade depende estreitamente da atividade funcional das partes especializadas. As funções tornam-se mais ativas quanto mais contínuas forem, dessa forma acarretando no aumento da solidariedade.
Durkheim valoriza muito o trabalho em corporações (renovadas) [mediação entre Estado e sociedade]. Para ele as associações de profissionais de trabalho foram capazes de fornecer um código de ética e uma identidade corporativa aos artesãos e profissionais, desde a
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