Max Weber
Monografias: Max Weber. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Lora15 • 15/4/2013 • 372 Palavras (2 Páginas) • 946 Visualizações
Pietismo
Um movimento ascético que também segue a doutrina da predestinação. Mantém-se como um movimento interno da igreja reformada, que se reunia de maneira isolada pelo mundo buscando a comunhão com Deus.
Era ligado à base Luterana, sua característica principal era priorizar o lado emocional da religião. Se desenvolveu vinculado à nomes como Spener, Francke e Zinzendorf e levou a um certo afastamento da doutrina da predestinação.
Existia um duplo decreto que contrabalançava o lado emocional com o traço ascético e racional. Um exemplo é a doutrina do Terminismo, que determina que a graça deve ser atribuída a todos os homens em algum momento da vida.
É considerado mais fraco que o Calvinismo devido à vulnerabilidade das bases religiosas de seu ascetismo, o que é consequencia das influências luteranas que sofre e do seu caráter emocional. Contudo a racionalização da vida era menor, considerando a preocupação do pietismo com o estado de graça de maneira contínua.
O metodismo
Movimento Anglicano relacionado ao Pietismo Continental. Era uma religião emocional, mas também ascética com as bases do ascetismo calvinista. Eram adeptos da doutrina da predestinação e resistiram em pensar o sentimento de graça imediato ao invés da consciência da graça como decorrente da conduta ascética durante a provação sistemática da fé.
Aumentou a influência e poder da Bíblia e reafirmou uma posição anticalvinista de Wesley dentro do movimento com a ideia de que a graça poderia ser perdida. Permaneceu somente o conceito de regeneração como fundamental para alcançar a graça e se livrar dos pecados.
As Seitas Batistas
São grupos religiosos em que a ética se difere dos princípios da doutrina calvinista. Composta por pessoas que acreditavam na redenção, como uma possibilidade de obter o dom da salvação. Iniciaram um processo de desvalorização, junto com os que seguiam a predestinação, de todos os sacramentos para a salvação, tendo como consequencia a racionalização da vida em sociedade. A verdadeira redenção estava na submissão a Deus e na boa conduta dos indivíduos, esta ramificação rejeitava a mundanidade.
Provocou um enfraquecimento do conceito de vocação do calvinismo mas também ampliou a procura por atividades econômicas. Foi de grande importância para o desenvolvimento do espírito do capitalismo no sentido da tomada de consciência do indivíduo como forma de salvação.
...