Mecanismo Da Articulação
Trabalho Universitário: Mecanismo Da Articulação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 181089 • 9/3/2015 • 3.368 Palavras (14 Páginas) • 179 Visualizações
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RÔNDONIA
PESQUISA CÉLULAS TRONCO: Genoma Humano
VILHENA
2014
PESQUISA CELULAS TRONCO: Genoma Humano
Trabalho apresentado como requisito na conclusão da disciplina de Ética Empresarial do curso de Administração da turma IV de 2013 orientado pelo Professor Emerson Pessoa.
VILHENA
2014
SUMARIO
PÁGINA
1. APRESENTAÇÃO...................................................................................... 4
2. CONSIDERAÇÕES INICIAIS...................................................................... 4
3. OBJETIVO GERAL...................................................................................... 5
3.1. OBJETIVOSESPECÍFICOS........................................................ 5
4. PESQUISA CELULAS TRONCO................................................................. 6
4.1. CÉLULAS TRONCO ADULTAS....................................................... 7
4.2. CÉLULAS TRONCO EMBRIONARIAS............................................ 7
4.3. CLONAGEM E CÉLULAS-TRONCO................................................. 9
4.4. GENOMA HUMANO......................................................................... 9
4.5. ÉTICA E BIOÉTICA........................................................................... 11
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS........................................................................... 13
6. REFERENCIA................................................................................................ 14
1. APRESENTAÇÃO
As células-tronco são células com a capacidade de se transformar (diferenciar) em qualquer célula especializada do corpo, ou seja, células características de uma mesma linhagem. Elas são capazes de se renovar por meio da divisão celular mesmo após longos períodos de inatividade e induzidas a formar células de tecidos e órgãos com funções especiais.
Diferente de outras células do corpo, como as células musculares, do sangue ou do cérebro, que normalmente não se reproduzem, células-tronco podem se replicar várias vezes. Isso significa que a partir de uma cultura de células-tronco é possível produzir milhares. Existem três principais tipos de células-tronco: as embrionárias e as adultas, que são encontradas principalmente na medula óssea e no cordão umbilical, oriundas de fontes naturais e; as pluripotentes induzidas, que foram obtidas por cientistas em laboratório.
2. CONSIDERAÇÕES INICIAIS
Graças ao desenvolvimento da terapia celular, com as células-tronco, será possível, nas próximas décadas, restaurar células nervosas, ajudar na regeneração de órgãos como o fígado e o coração, e até chegar à cura do diabetes tipo um e de doenças degenerativas como a de Alzheimer.
Elas são encontradas em todo o corpo, mas em maior quantidade na medula óssea e no sangue do cordão umbilical, as células-tronco, também chamadas células progenitoras, são multiuso: após um processo de diferenciação, elas podem dar origem a outros tipos de células: um neurônio, uma célula muscular ou do tecido ósseo.
Atualmente, no tratamento da leucemia já são usadas células-tronco de cordão umbilical para regenerar a produção de células do sangue na medula óssea do paciente que é afetada pela quimioterapia. É uma alternativa de tratamento para quem não tem doador de medula óssea compatível na família.
Todos os dias novos estudos e trabalhos sobre células-tronco são publicados em todo o mundo. As perspectivas de uma medicina regenerativa são enormes, mas para chegar a tratamentos significativos ainda há muito que se investir em pesquisa.
3. OBEJETIVOS
Esclarecer aos aprendizes curso de Administração da disciplina de Ética Empresarial sobre qual a importância das células tronco na medicina na cura de doenças e tratamentos, e apresentar juntos aos mesmos direitos, fatores éticos e bioéticos que devem ser respeitados no avanço dessa pesquisa.
3.1 .OBEJETIVOS ESPECIFICOS
3.1.1. Diagnosticar qual é o conhecimento sobre células tronco entre acadêmicos;
3.1.2. Efetuar uma análise geral sobre o assunto e suas importâncias;
3.1.3. Buscar alternativas para a resolução dos problemas éticos encontrados;
3.1.4. Encontrar soluções para que esse tratamento seja uma solução de cura e melhor qualidade de vida para qualquer tipo de pessoa, respeitando seus direitos.
4. PESQUISA CÉLULAS TRONCO
Célula-tronco é aquela “com capacidade de auto renovação ilimitada/ prolongada, capaz de produzir, pelo menos, um tipo de célula altamente diferenciada”, ou seja, a que “tem a capacidade de se dividir em células idênticas a ela ou em diferentes tipos de células” (Pereira, 2002, p.65).
A célula-tronco possui capacidade única de se transformar e gerar células dos mais diversos tecidos e partes do corpo, como o tecido nervoso, o muscular e o ósseo. Desde que o primeiro transplante com
...