NADA A DECLARAR
Artigo: NADA A DECLARAR. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ionaloureiro • 10/3/2014 • 279 Palavras (2 Páginas) • 440 Visualizações
Neste ano meu filho teve como atividade escolar, apresentar uma pesquisa sobre a origem do Carnaval.
Como sou em quem sempre o ajuda nas pesquisas, resmunguei bastante. Carnaval? Que chato!!! Todavia, ao me empenhar nas pesquisas, acabei descobrindo alguns fatos relevantes sobre a festa carnavalesca e aproveito para compartilhar com todos alguns conhecimentos sobre o tema. São informações bem simples, baseadas nas pesquisas que realizei.
Inicialmente, convém dizer que a palavra “carnaval” é originária do latim, carnis levale, cujo significado é retirar a carne, significado este que está relacionado com o jejum que deveria ser realizada durante a quaresma e também o controle dos prazeres mundanos.
Em suma, o carnaval é uma festa que surgiu em tempos remotos, originária da Grécia, uma festa em agradecimentos aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção. Os festejos foram se alastrando para outras regiões e assumindo formas diversas.
Durante a antiguidade, os escravos ganhavam liberdade temporária e as restrições morais eram relaxadas. Deste modo, durante as festividades, criava-se uma espécie de vale tudo, tendo como ponto principal a subversão de papéis, ou seja, o esfarrapado vira rei, o rico vira pobre, o machão vira gay, as socialites viram domésticas e por aí vai. Geralmente, as festas eram encerradas com uma grande orgia. No carnaval, na verdade, havia uma temporária perda de identidade e após quatro dias, que envolvia o período de sábado a terça, tudo voltava ao normal.
Vale salientar que a festa carnavalesca oficialmente surgiu a partir da implantação, no século XI, da Semana Santa Igreja Católica, antecedida por quarenta dias de jejum, a Quaresma, o que demonstra uma tentativa da Igreja Católica de enquadrar uma festa pagã.
...