Nicolau Maquiavel
Artigos Científicos: Nicolau Maquiavel. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Manucerri • 3/11/2014 • 343 Palavras (2 Páginas) • 380 Visualizações
Nicolau MAquiavel foi um importante historiador, diplomata, filosofo, estadista e politico italiano da epoca do renascimento. Nasceu na cidade de florença em 3 de maio de 1469, e morreu em 21 de junho de 1527. Filho de pais pobres, maquiavel desde de cedo se interessou por estudos, aos sete anos de idade começou a aprender latim, depois passou a estudar abaco e lingua grega antiga.
Foi um importante escritor , sua obra mais conhecida foi 'o principe' . Nesta obra, maquiavel aconselha os governantes como governar e manter o poder absoluto, mesmo que tenha que usar a força e fazer inimigos.
Nascido em Florença, Maquiavel (1469-1527) foi o mais importante historiador, filósofo, dramaturgo, diplomata e cientista político italiano do Renascimento. É reconhecido como fundador do pensamento e da Ciência Política moderna, pela simples manobra de escrever sobre o Estado e o governo como realmente são e não como deveriam ser. Exilado de seu país em 1512 pelos Médicis, a esse afastamento se deve a maior parte das obras que imortalizaram o seu nome, das quais a mais célebre é o tratado O príncipe (concluído em 1515 mas publicado somente em 1532), em que desenvolve um sistema de política que tem por base a astúcia. As suas doutrinas concordavam então com o direito público do tempo, delas tendo surgido, pode-se dizer, toda uma literatura política que, através do século XVII, se junta à corrente de filosofia social derivada de Locke e de Montesquieu.
A obra prima de Maquiavel teve, porém, numerosos contraditores, o mais célebre dos quais Frederico II. O seu nome passou à linguagem para designar um estadista sem escrúpulos. Maquiavel foi, não obstante, grande patriota e um dos maiores escritores da Itália.
Entre outras das suas obras constam: Tratado da arte da guerra, Discurso sobre Tito Lívio, Histórias florentinas e algumas poesias e comédias. Maquiavel casou-se em 1502 com Marietta Corsini, de quem teve quatro filhos e duas filhas (Bernardo, Ludovico, Piero, Guido, Bartolomea e outra menina morta na primeira infância). Após o exílio exerceu atividades políticas por apenas dois anos, até sua morte, em 1527.
...