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O DIÁLOGO E PENSAMENTOS CLASSÍCO E HELENÍSTICO

Por:   •  7/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.372 Palavras (10 Páginas)  •  8.670 Visualizações

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E.E LAURISTON SOUZA

TRABALHO DE FILOSOFIA















FRUTAL, 09 DE AGOSTO DE 2018

E.E LAURISTON SOUZA

O DIÁLOGO E

PENSAMENTOS CLASSÍCO E HELENÍSTICO

Professora: Rita de Cássia Sousa da Silva

Série: 1° E
Nomes: Geovana Beatriz, Ryan Felipe e William Yuuji.

FRUTAL, 09 DE AGOSTO DE 2018


1- Analise o trecho do discurso citado. Para tanto, observe os seguintes passos.


a)Quem é a autora do discurso e que situação excepcional viveu (pesquise em outras fontes)?

R: Íngrid Betancourt, Ela foi sequestrada e mantida em cativeiro por um grupo terrorista em 2002, sendo mantida em cativeiro até o ano de 2008.


b)Qual é sua tese principal nesse trecho?

R: A sua tese se baseia na ideia de que palavras são fortes o suficiente para acabar com a maioria dos conflitos.


c)Como a autora fundamenta sua tese e que fatos ilustram sua fundamentação?

R: Ela dá exemplos de outras situações que foram resolvidas com o uso das palavras.

d)Qual é o principal alvo de seu discurso?

R: A violência como forma de resolver problemas.


e)Você acha que o que a autora defende é possível? Justifique
R: Sim, pois sendo o humano um animal racional, acredito que deveríamos utilizar e muito da capacidade de dialogar.


2- Observe a imagem do haraquiri e pesquise um pouco mais sobre ele. Depois responda:

a)Que suposição ou crença sustenta essa antiga prática da cultura japonesa?

R: Eles acreditavam que por meio desse ritual eles conseguiriam restaurar a honra que perderam.

b)Que elementos da imagem refletem essa crença?

R: O fato de estarem usando roupas cerimoniais e também o homem que será executado parece estar calmo e tranquilo, como se soubesse que o ritual o tornaria melhor.
c)Reflita sobre alguma prática da vida contemporânea e procure identificar as crenças que a sustentam.

R: O fato de muitos ainda verem o sexo como tabu, provavelmente por conta da crença de que o sexo é algo impuro.

3- Qual é a interpretação predominante hoje em dia sobre o papel da linguagem na existência dos seres humanos? Por que entendem assim? Encontre exemplos de sua própria vida diária que comprovem essa interpretação
R: Os homens só conseguiram criar grandes sociedades por conta da linguagem, todos nós conhecemos nossos amigos usando algum meio de comunicação, e isso é fato.


4- Relacione a historieta inicial deste capítulo com a afirmação de que “a clareza é a cortesia do filósofo” (Ortega y Gasset)
R: Diferente dos cientistas que utilizam de termos técnicos e complexos, o filósofo tenta mostrar suas ideias de uma forma mais simples, para que possam ser entendidas por mais pessoas.


5- Que fatos são “admiráveis” em nossas conversas e ações cotidianas, conforme a análise apresentada neste capítulo? Por quê?
R: O fato de acharmos que sabemos sobre algo, sendo que na verdade sabemos nada ou quase nada. O humano necessita saber, e por isso é muito fácil acreditar que sabemos a verdade.


6- Agora é a sua vez de analisar esse diálogo, identifique:

a)O que Eutífron está convencido de conhecer e o parágrafo que expressa esse conhecimento?

R: Eutífron acredita que sabe classificar o que é piedoso e o que não é. “É piedoso tudo aquilo que é agradável aos deuses, e ímpio o que a eles não agrada.”

b)O suposto motivo de Sócrates para querer aprender com seu interlocutor e o parágrafo que retrata esse interesse:

R: Ele queria entender os motivos de Eutífron acreditar saber a verdade, para então lhe mostrar os erros em suas respostas. “Por Zeus, Eutífron, julgas saber com tanta precisão a opinião dos deuses a respeito do que é e não é piedoso, que não receies que, havendo as coisas sucedido como afirmas, possas cometer uma crueldade movendo esse processo contra teu pai?”

c)A questão investigada por Sócrates nesse início de diálogo:

R: O motivo de Eutífron acreditar saber o que é piedoso e o que não é.

d)A primeira resposta de Eutífron á questão:

R: Ele diz que se não tivesse a certeza que conhece o assunto, ele não seria o que é, por meio disso podemos ver a ignorância de Eutífron.

e)O problema identificado nessa primeira resposta:

R: Ele não explica seus motivos, ele apenas afirma novamente saber sobre o assunto.

f)A segunda resposta de Eutífron à questão:

R: Ele cita alguns exemplos do que é considerado piedoso e ímpio no seu ponto de vista.

g)O problema identificado nessa segunda resposta:

R: Ele não responde a pergunta de Sócrates, ele apenas dá exemplos, mostrando então que na verdade não sabe sobre o assunto.

h)A etapa da dialética socrático-platônica desenvolvida nesse trecho (justifique):
R: Se trata da primeira etapa, a ironia, pois atráves de perguntas ele mostra a Eutífron o quão pequeno é o seu nível de conhecimento sobre o assunto.
7- Existe alguma relação entre os “fatos admiráveis” que analisamos na primeira parte deste capítulo e as dúvidas em que Sócrates vivia?

R: Sim, pois nesse diálogo podemos ver Eutífron, que acha saber tudo a respeito de um determinado assunto, Sócrates então o mostra que na verdade ele não sabe nada a respeito.

8- Qual era o único grande saber que Sócrates admitia ter? Qual era seu grande mérito?

R: Sócrates admitia não saber tudo, e por ter essa ideologia, estava sempre disposto a entender novos pontos de vista, ou seja estava sempre aprendendo.

9- Por que Sócrates chama de maiêutica seu método de dialogar?

R: Porque nesse método, Sócrates tenta criar novas ideias na mente do ouvinte, maiêutica significa “arte de ajudar a dar à luz”.

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