O Fazer Educativo Hoje-libertação Ou Domesticação?
Exames: O Fazer Educativo Hoje-libertação Ou Domesticação?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: carw21234 • 25/5/2013 • 271 Palavras (2 Páginas) • 726 Visualizações
A história da educação
A história da educação contribui para a construção de uma nova visão do passado,para construir um futuro pautado no exercício ampliado da cidadania,focado no horizonte dos valores da justiça social e da solidariedade humana.
Ninguém educa ninguém, pois a educação é a ação da pessoa ao qual o meio ou o grupo em que ela convive.
A educação é ação intransferível que ninguém pode fazer por ninguém, cada pessoa ou grupo faz por si,o educando é o sujeito da sua educação sendo uma tarefa de toda a vida.
Ninguém se educa sozinho, pois a educação tem supõe a alteridade, precisamos do outro para se educar. A educação tem como ponto de partida a própria realidade pessoal e sociocultural do educando ou do grupo de educando, constitui a mediação do ato educativo. Os três princípios se articulam, no curso de pedagogia percebemos que os estudantes chegam á universidade com uma percepção fragmentada da história da sociedade brasileira.
Não apresentam um conhecimento apropriado sobre as finalidades da educação no processo histórico de formação. È um acordo, para que tenhamos uma visão nova do futuro,sempre que necessário.adquirir uma nova visão do passado.
Até os dias de hoje muito tem se mexido no planejamento educacional, mas a educação continua a ter as mesmas características imposta em todos os países do mundo, para aqueles que frequentam os bancos escolares.
Houve um período da educação brasileira cuja divisão foi baseada nos períodos que podem ser considerado como os mais marcantes e os que sofrem as rupturas mais concretas na nossa educação.
Concluindo podemos dizer que a Educação Brasileira tem um principio, meio e fim bem demarcado e facilmente observável.
...