O Helenismo
Por: Laiz Sampaio • 5/6/2018 • Seminário • 255 Palavras (2 Páginas) • 243 Visualizações
O helenismo
No final do sec. Iv a.c. até por volta de 400 d.c. se inicia o helenismo, onde Alexandre foi uma figura importante nesta época, pois ele conseguiu vitória sobre os persas e também alguns países do oriente e ocidente.
O helenismo foi uma fusão de religião e rompimento de fronteiras.
Pré-socráticos, Sócrates, Platão e Aristóteles serviu de inspiração para o helenismo.
Escolas do helenismo:
Estoicismo
Começa em Atenas por volta de 300 a.c., fundada por Zenão. Se interessavam pela convivência em sociedade, política e nos processos naturais da vida e por isso o homem deveria aceitar seu destino.
Epicurismo
Por volta de 300 a.c. Epicuro fundou sua escola em Atenas. Ensinava que o prazer devia ser ponderado, por conta dos efeitos colaterais, não se interessavam por política e sociedade e sua palavra de ordem era “viver o momento”. CARPE DIEM.
Ceticismo
Fundada pelo filosofo grego Pirro por volta de 300 a.c. tinha a característica principal o negativismo, questiona tudo o que é apresentado e não admite existência de fenômenos religiosos ou metafísicos. Não criou nenhuma escola e nem deixou nenhum escrito.
Neoplatonismo
A mais importante corrente filosófica, fundada por Plotino por volta de 200 d.c., ao seu ver, a luz do uno iluminava a alma, ao passo que a matéria eram as trevas. E exerceu forte influência na teologia cristã.
Império Romano
No período em que a palestina estava dominada pelo império romano, jesus foi perseguido pelo imperador Otavio Augusto, pois cristo defendiam ideias muito contrarias aos interesses vigentes do império. Defendia a paz, a harmonia, a único Deus, ao respeito e contra a escravidão.
...