O Pensamento Pedagógico Medieval
Por: Rafaaaaaaaaaaa • 27/1/2018 • Projeto de pesquisa • 862 Palavras (4 Páginas) • 2.067 Visualizações
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Pensamento Pedagógico Medieval
Prof. Fabrício / Filosofia e Educação
Contexto:
- No início da era Cristã, a expansão do império Romano promoveu um encontro entre a Filosofia Grega, o Judaísmo e o Cristianismo.
- Com a decadência do império Romano uma nova força espiritual sucedeu a cultura antiga: a igreja cristã.
- Do ponto de vista pedagógico Cristo havia sido um grande educador e seus ensinamentos estavam ligados à vida.
- Sua pedagogia era concreta. Utilizava parábolas. Dominava a linguagem erudita e popular.
- A educação do homem medieval ocorreu de acordo com os acontecimentos e pregações da época.
- Surgimento de uma mescla de tendências Filosóficas e Teológicas.
Santo Agostinho (354 – 430 d.c)
- Preocupação pela busca da verdade com base nas convicções Cristãs.
- Foi bispo de Hipona atual Annaba – África.
- Agostinho apóia-se fortemente nas teses Platônicas.
- Para Platão o que conhecemos pelos nossos sentidos é uma reprodução imperfeita do mundo das ideias. E essas ideias são as essências dos seres.
- Qual a diferença entre Santo Agostinho e Platão? Santo Agostinho introduz a ideia do criacionismo e o mundo das ideias passa a ser substituído pelo mundo da consciência divina.
- Santo Agostinho Cristianiza o Platonismo.
- O pensamento de Agostinho torna-se as bases do pensamento ocidental.
- É considerado um dos primeiros pensadores a criarem o currículo e a normatizar o ensino.
- Escreveu um tratado sobre a Educação chamado: Demagistro. Que consistia em um tratado sobre a educação.
- Agostinho explica o conhecimento humano pela teoria da Iluminação.
- Essa teoria explica que quando nossa consciência constrói seus conceitos ela não está tendo uma lembrança da realidade, das coisas, mas naquele momento está tendo uma iluminação divina.
- Dessa forma, temos a possibilidade de elaborar o conteúdo do conceito divino.
- Isso prova de que mais que um conhecimento racional o importante é a adesão pela fé.
- A razão não precisão comprovar a verdade (como para os gregos) a verdade já é dada e devemos aceitá-la tal e qual foi transmitida pela Bíblia.
- A razão é um instrumento para auxílio do homem.
Educação: A linguagem ajuda o homem a organizar o conhecimento divino que recebeu de Deus e a guiar suas ações.
- Educação é o esforço de aprimoramento da essência humana para levar o homem à perfeição e, por conseguinte, aproximá-lo de Deus.
- Uma Educação voltada para o aprimoramento religioso e espiritual do homem sem nenhuma finalidade material, política ou social.
- Uma pedagogia a serviço do desenvolvimento da fé e da espiritualidade do homem.
- No império romano não havia um sistema organizado e público de Educação, pois a Educação era uma tarefa familiar ministrada por mestres particulares. Não se tinha uma preocupação pública com a Educação.
- Com a queda do império romano a Educação passou a ser uma missão da igreja.
- A igreja passa a exercer uma tarefa civilizatória por meio da Educação.
- Para dar conta disso a igreja precisava de um método, de uma pedagogia que organize os elementos oriundos do pensamento de Agostinho.
- Surge a necessidade de um currículo que seguisse os preceitos teológicos. Formar cristãos e convertes pessoas para que integrassem as comunidades cristãs.
Tomás de Aquino (1225- 1274 d.c.)
- Estudou filosofia e seu pensamento, ao contrário de Agostinho, apóia-se em Aristóteles.
- Se para Platão as essências tem Tuma natureza separada do mundo concreto. Para Aristóteles, só existe o mundo em que vivemos.
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