O Plano de Aula
Por: itamarfilho • 17/6/2021 • Projeto de pesquisa • 541 Palavras (3 Páginas) • 147 Visualizações
CLARETIANO REDE DE EDUCAÇÃO.
Plano de Aula.
Ética e filosofia Política.
PROF Alessandro Reina.
Itamar Sebastião Rodrigues Filho.
POLO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO-SP
CATANDUVA-SP
Abril 2021.
Plano de aula.
Título: Para uma mudança de paradigma.
Escola: Estadual Dr. Carlos Augusto Froelich.
Regente: Prof. Itamar Sebastião Rodrigues Filho.
Disciplina: Filosofia.
Série: 7º ano do Ensino Fundamental.
Carga horária:
3 aulas de 50 min.
Introdução:
Proclamado como um dos maiores pensadores do renascentismo francês (senão o maior), Michel de Montaigne (1533-1592) filósofo, político e escritor, viveu num período conturbado pela intolerância religiosa entre católicos e protestantes, mudança no plano econômico havendo a transição de uma economia feudal para a manufatura e comércio, ocorrem modificações da forma de pensamento. Deus já não era mais o centro dos pensamentos (teocentrismo) e sim o homem (antropocentrismo).
Objetivos:
- Demonstrar as características do renascimento e expor o pensamento de Michel de Montaigne.
- Apresentar aos alunos novas possibilidades de pensamento, através da demonstração da realidade vivida no período histórico de Montaigne e faze-los alcançar um pensamento crítico sobre as realidades que vivem no momento atual.
- Justificativa: escolhi este pensador justamente pelo período em que o mesmo viveu e as características deste período, que eram conturbadas e desafiadoras, exatamente por estar em uma escola onde a realidade dos alunos também é conturbada e desafiadora, para tal faz-se necessário estudar o humanismo de maneira que, estudando o homem como centro da sociedade os alunos criem senso crítico partindo de sua realidade, que muitas vezes fragmentam a figura do homem colocando-o em classes sociais, cores, e até mesmo raças, sendo assim o homem não é valorizado como inteiro e sim como partes.
Conteúdo:
Renascimento, Michel de Montaigne.
Mentalidade e visão crítica do renascimento e mentalidade e visão crítica atual.
Estratégias e procedimentos:
1ª aula.
Inicio com um debate maiêutico buscando nos alunos o que já sabem sobre o conteúdo, finalizando com um brainstore. É recomendado aos alunos que se faça uma pesquisa acerca do teocentrismo e antropocentrismo para a próxima aula.
2ª aula.
A segunda aula será inteira sobre o debate. Onde metade da turma ficará com o teocentrismo e a outra metade com o antropocentrismo, onde cada uma deverá defender o seu tema específico.
3ª aula.
Essa aula será a exposição do professor acerca de todo o material exposto acima, onde será explicado à passagem da era Medieval para a época Moderna, teocentrismo e antropocentrismo e a relação de Montaigne com este período.
Recursos materiais:
Giz e lousa.
Referências:
Livros:
REALE, Giovanni – ANTÍSERI, Dário. História da filosofia v.3: do humanismo a Descartes. 2ª edição. São Paulo – SP: Paulus, 2004.
...