O Positivismo no Brasil
Por: FRANCIELY SANABRIA NASCIMBENE • 7/8/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 362 Palavras (2 Páginas) • 201 Visualizações
Página 1 de 2
POSITIVISMO NO BRASIL
- O pensamento positivista teve solo fértil em países de menor tradições culturais e carentes de ideologia para seus anseios de desenvolvimento.
- É possível notar variáveis influencia do positivismo no Brasil, enquanto doutrina sobre conhecimento e sobre a natureza do pensamento científico, se espalhando na organização da sociedade republicana ainda no século XIX , incentivou o culto ao cientificismo, contestando a superioridade da igreja católica, em conjunto fixava a necessidade da criação da igreja da humanidade, predominante da religião positivista
- Os principais positivistas no Brasil foram: Nísia Floresta que foi primeira feminista do Brasil, Miguel lemos, Euclides da Cunha, Luiz Pereira Barreto, Marechal Cândido Rondon, Barbosa Lima, Horta Barbosa, Eduardo de Sá, entre outros.
- o positivismo se dividiu em ortodoxo( religião da humanidade) liderada por Pierre Laffitte, fase religioso, e heterodoxos que aderiram somente a primeira fase, de caráter científico e filosófico, liderada por Émili Littré.
- Varios dos republicanos mais destacados era positivistas, tendo grande influencia no Brasil, como por exemplo a frase usada na bandeira brasileira “ ordem e progresso” referencia vinda do lema do positivismo “ amor por principio, ordem por base e o progresso por fim.
- A primeira manifestação do positivismo no Brasil aconteceu em 1850. Quando Manuel Joaquim Pereira de Sá, apresentou tese de doutorado em ciências físicas e naturais, na escola militar do Rio de Janeiro. Outras teses viriam á complementar a primeira, sendo elas a de Joaquin Pedro Manso Sayão sobre corpos flutuantes, e também a tese sobre princípios do calculo diferencial de Manuel Pinto Peixoto. Porem o passo mais importante foi dado por Luiz Pereira Barreto, com sua obra As Três Filosofia, Apontando o positivismo como substituta vantajosa da tutela intelectual exercida no pais pela igreja católica. Pereira não aderiu ao positivismo ordodoxos.
- Manuel Lemos e Raimundo Teixeira adentraram no positivismo através da matemática e das ciências exatas, quando estudantes na escola politécnica. Os dois eram positivistas Ortodoxos e tinham como base uma política racional.
- No Rio de Janeiro foi criado o apostolado e a igreja positivista no Brasil em 1881, conseqüência da conversão de Miguel Lemos e Raimundo Teixeira Mendes, expandindo a sua doutrina na cidade.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com