O Resumo Idealismo
Por: isabela martinez • 26/10/2020 • Resenha • 302 Palavras (2 Páginas) • 293 Visualizações
Idealismo:
-Hegel filosofo idealista alemão e dialético.
Idealismo: parte do princípio de que a ideia ela é superior e anterior aquilo que nos encontramos na realidade material.
Então segundo Hegel: A nossa racionalidade/ consciência/ mentalidade ela é mais importante e ela é a grande fonte da transformação da realidade material.
O que é realidade material?
É o que existe como matéria e é aprendido pelos órgãos do sentido, ou seja, aquilo que vemos, tocamos, ouvimos, aquilo que provoca experiencias sensoriais.
Idealismo Hegeliano/ Absoluto
- Expressão metafisica
- Geist( espirito), tudo no mundo é a relização do Geist ( espirito) ele é o realizador do mundo / consciência do mundo, com isso a historia se faz, a historia é fruto de um idealismo absoluto, tudo no mundo é a realização de um espirito.
Espirito: Algo metafisico que tudo realiza.
- Hegel é profundamente idealista, os movimentos da história ( guerras, golpes, revoltas, revoluções etc..) todos esses movimentos são realizações do espirito.
- A ideia fundamental de Hegel é de que o objetivo da filosofia é o mesmo da religião, o absoluto em Deus.
Enquanto a religião o aprende na forma da representação/ imagem e sentimento, a filosofia o aprende na forma do conceito, compreendendo-o como unidade ou síntese do finito e do infinito.
Para Hegel a religião absoluta é o cristianismo, que se distingue das demais por sua ideia da encarnação, que representa a união do divino e do humano.
O sistema desenvolvido por Hegel, o idealismo absoluto, abrangeu várias áreas do conhecimento como a lógica, a filosofia da natureza e a filosofia do espirito.
Marx: Estudou Hegel, mas ele vai discordar de Hegel, pro Hegel tudo é fruto de um espirito ( partícula metafisica) , para o Marx tudo é uma realização de um homem de carne e osso ( Matéria) lutando a sua própria sobrevivência e seis meio materiais.
Hegel- metafisico
Marx- matéria
...