O esclarecimento
Por: Gabriela Louise • 21/12/2015 • Resenha • 542 Palavras (3 Páginas) • 316 Visualizações
[pic 1] | GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ – UNESPAR CAMPUS APUCARANA | |
Gabriela Louise da Silva e Souza
2° ano Administração Diurno
Filosofia – Prof. Ricardo Lebbos
O Esclarecimento
“Esclarecimento é a saída do homem de sua menoridade, da qual ele próprio é culpado.” diz Kant, na abertura de seu texto ‘Resposta à pergunta: O que é o esclarecimento?’ Mas esta afiramação não é o suficiente para que possamos realmente entender o que quer dizer, nem sequer o verdadeiro significado de esclarecimento. A que menoridade ele faz referência? Por que todas as questões dizem respeito ao homem? Por que a natureza não pode por uma vez que seja, tomar a responsabilidade por algo fazer sentido na Terra?
Kant responde a nossa primeira pergunta em seu próprio texto : “A menoridade é a incapacidade de fazer uso de seu entendimento sem a direção de outro indivíduo. O homem é o próprio culpado dessa menoridade se a causa dela não se encontra na falta de entendimento, mas na falta de decisão e coragem de servir-se de si mesmo sem a direção de outrem. Sapere aude! Tem coragem de fazer uso de teu próprio entendimento, tal é o lema do esclarecimento” Ou seja, ele quer dizer que temos a mente virgem, até que apareça explicação para alguma coisa, ou algum fato, que nos faz pensar e entender, mas, o que entendemos? A verdade é literalmente a verdade ou acreditamos naquilo que dizem ser verdade? Por que aquilo que nos ensimam a usar de tal maneira, não pode ser aproveitado de outra completamente diferente? Por que aquela precisa ser a verdade? A realidade.
Será todas as verdades reais? Não. Quer dizer, talvez seja real pra você, mas não pra mim. Significa que a natureza não agrada a todos, as verdades não são verdades a todos e as realidades não sejam aceitas por todos, por isso, a responsabilidade muitas vezes fica por conta de nós, pobres humanos que caimos nas armadilhas naturais, em que seja qual for a escolha da realidade feita por nós nunca vai agradar a todos, sempre aparecerá algum julgamento e será sofrido as consequências.
A paz nunca reinará num mundo comandado por humanos, em que nada é real de verdade e nenhuma verdade é real.
Daí vem a explicação para o esclarecimento, quando temos a certeza de que estamos esclarecidos? Que aquela dúvida não existe mais e a certeza preenche a nossa mente? Quando a explicação sobre tal fato funciona na prática. Será essa a verdade então? O real pra nós, humanos é o que conseguimos aceitar? E o ináceitável, nunca ocorre à realidade? A resposta pra muita gente, talvez para a humanidade inteira seja não, mas pessoalmene, a minha resposta, é não também, duplamente, infinitamente não.
Nunca será real aquilo que não consigo aceitar, mesmo sem constestar sua veracidade, mas a aceitação é um ponto a ser trabalhado profundamente, cuidadosamente, por um longo tempo, e talvez um dia, aquela verdade possa se tornar real, esclarecendo assim, as milhões de dúvidas que mesmo podendo ser respondidas não faziam sentido, impossibilitando o esclarecimento, e assim, a aceitação. A mente humana é sim composta por várias idéais difetentes, ideias loucas, surreis, ideias verdadeiras, ideias reias, mas muitas, em um número gigantesco, só assim pode ser criado o esclarecimento em uma só mente.
...