O homem é o lobo do próprio homem
Por: erftgyhujiuyt • 2/4/2025 • Trabalho acadêmico • 297 Palavras (2 Páginas) • 3 Visualizações
A frase expressa os problemas entre os homens podem enfrentar ao longo da vida e que a maior ameaça vai ser o confronto com as outras pessoas porque eles podem tanto as outras pessoas quanto eles mesmos. Está frase é muito popularizada por Thomas Hobbes, tornou-se bastante conhecida, muito utilizada pela internet. Esta frase expressa o conflito entre os homens, indicando que de todas as ameaças que um ser humano pode enfrentar, a maior delas é o confronto com outras pessoas. A famosa frase "O homem é o lobo do próprio homem" é do dramaturgo romano Plauto, porem quem a popularizou foi Hobbes que utiliza essa frase em sua obra "Leviatã"
A obra de Lex Drewinski tenta mostrar isso de forma mais clara. É mostrado na pintura um homem e tem um "espinho" indo em sua direção, o espinho retrata os diversos problemas que o homem pode enfrentar na sua vida. Essa frase mostra que as pessoas podem machucar umas às outras. Ela lembra que as maiores ameaças e problemas para a humanidade vêm das suas próprias ações e comportamentos. Cada um tem a responsabilidade de se empático, cuidadoso e compassivo para evitar prejudicar a si mesmo e aos outros.
Principais características dos lobos: Querer ser o melhor, apesar de saber que depende do coletivo, Focar nos benefícios, quase nunca importando-se com as dificuldades.
Tanto Plauto quanto Hobbes exploraram a expressão "O homem é o lobo do próprio homem" com o intuito de examinar a inclinação dos seres humanos e agirem de forma egoísta, competitiva e frequentemente prejudicial em relação aos outros. Eles ressaltaram como a busca por interesses pessoais poderia desencadear conflitos e danos, o que moldou suas visões sobre a natureza humana e reforçou a necessidade de instituições sociais e governamentais para controlar tais impulsos.
...