TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é pedagogia

Por:   •  5/1/2018  •  Monografia  •  591 Palavras (3 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 3

A pedagogia tem passado por grandes transformações ao longo do tempo em relaçãoa seu conseito. Na grécia antiga ela era designada por escravos com o único proposito que era guiar as crianças para a escola, tanto para a didascaleia ou gymnasion.

Com o passar dos séculos a pedagogia ganhou outras conotações, entre o século XIX  e o início do século XX, Durkeim tentava conceiutuar a “educação”, “pedagogia” e “ciências da educação” de forms destintas, já Herbat antes de Durkheim , e Dewey, não fazia essa destinção da pedagogia e ciência, ele entendia que a pedagogia seria  uma verdadeira ciência da educação conceito este que é bastante aceito nos tempos atuais.

A pedagogia na infância, que é basicamente a caracteristica mais marcante do pedagogo moderno. A pedagogia moderna é originada de dois modos de pensar e compreender a criança de origens compreendidas nos séculos XVI, XVII e XVIII .

No século XVI, as crianças eram tratadas com paparicações, pelo menos entre os homens de letras, e isso foi objeto de discurso, pois queriam mudar esse tipo de tratamento para um tratar mais forma. A criança era entendida como um adulto em miniatura que deveria ser guiada para atingir a maturidade e se tornar mai responsável.

No século XVIII, os esforços deveriam estar direcionados para o cultivo da intimidade(cultivo do coração) isso segundo Roussiau, pois ele acreditava que a criança era verdadeira por ainda não etar por completo integrada na sociedadeonde nela reina as mentiras e máscarasda vida social, assim ele não se importava tanto com a paparicação.

Esses dois momentos de montaige e Rousseau estão na base da construção da ideia de infância. Isso se refletiu no mundo moderno, que se pode entender/formulou-se o pensameto de que “lugar de criança é na escola”, que não se deve tirar um direito da infância, que se tornou o papel da pedagogia apartar a criança do lar , do trabalho, enfim, da chamada realidade.

A infância e a pedagogia na "sociedade do trabalho" , a pedagogia como é conhecida atualmente (regras, disciplinas, conteúdos programáticos) é resultado de um novo olhar dos adultos em relação à criança. No entanto com o início da Revolução Industrial as crianças que eram destinadas à escola são recolocadas ao mundo do trabalho, excluindo a pedagogia da vida das crianças. Neste contexto a pedagogia é convocada a harmonizar: a escola com o trabalho na infância.

 Durkheim: vê com olhos na medida em que assim estaria proporcionando uma maior diversificação profissional. Dewey: ampliação na noção de trabalho de modo a reunir reflexão intelectual e atividade manual, mas restringindo a qualquer conotação econômica. Gramsci: combinação de trabalho pago com educação intelectual.

Piaget: colocar as crianças em ação no entanto com a consciência de saber o que estão fazendo, escola ativa/pedagogia nova.

Subjetividade, infância e pedagogia , um paralelo entre a subjetividae e a infância conclui se que o primeiro ve a verdade somente com o intelecto, ou seja o que é evidente, comprovado. Afirma ainda que a subejetividade é alcançada pela a busca da verdade da certeza.

Deixa transparecer mais suas consepções do que seja educação e pedagogia, ao analisar seus pensamentros pode se perceber que para ele pedagogia deveria se renvar e se desligar das tradições humanistas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (142.4 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com