Objetivos Da Teoria Macroeconômica
Artigos Científicos: Objetivos Da Teoria Macroeconômica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nvsb • 14/8/2014 • 611 Palavras (3 Páginas) • 2.387 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ – UESC.
Resumo do texto: Teoria Macroeconômica: Evolução e Situação Atual.
Grupo: Alana Reis, Leildes, Nathália Viera.
Filosofia.
Objetivos da Teoria Macroeconômica.
O principal objetivo da Teoria Macroeconômica é analisar como são determinadas as variáveis econômicas de maneira agregada. Ao analisarmos esse objetivo da Teoria Macroeconômica podemos notar claramente qual a grande diferença entre a Macro e a Microeconomia. Enquanto aquela faz análises de forma agregada, esta analisa características individuais de cada bem e cada fator de produção.
É importante ressaltar que a Microeconomia faz estudos a respeito de variáveis agregadas, como por exemplo o estudo feito sobre o mercado de automóveis fabricados, porém a Macroeconomia faz agregações absolutas porque reúne todos os tipos de bens e serviços produzidos dentro de uma economia.
O texto remete ainda à teoria Neoclássica, cujo princípio básico era o da racionalidade dos agentes econômicos, o que significa dizer que estes agentes sempre escolherão a melhor opção para o bem de todos em meio a uma grande diversidade de opções. Dentro do bojo da teoria Neoclássica foram formadas duas entidades firmas, que procuravam maximizar seus lucros, e famílias cujo objetivo seria maximizar a satisfação ou utilidade.
Na tentativa de determinar como os preços e quantidades são estabelecidos foram desenvolvidos dois métodos de análise básicos:
• Equilíbrio parcial: não considera que o mercado estudado tenha efeitos sobre os demais.
• Equilíbrio geral: considera que todos os mercados se influenciam entre si.
Voltando ao estudo da Macroeconomia, o texto aborda seus quatro mercados a serem analisados dentro de uma economia fechada: mercado de trabalho, mercado de bens e serviços, mercado monetário e de títulos e o mercado cambial.
Evolução da Teoria Macroeconômica
Essa teoria ganhou grande impulso na década de 30 junto a Keynes, considerado inclusive seu fundador.
A grande contribuição de Keynes não foi pensar na economia de maneira agregada, pois isso muitos economistas já faziam anteriormente. Mas a inovação de Keynes foi se opor a ideia que existia até então de que as economias de mercado tinham a capacidade de, sem a interferência do governo, utilizar de maneira eficiente todos os recursos disponíveis, ou seja praticar o pleno emprego. Keynes defendia que o governo por meio de políticas econômicas poderia direcionar a economia rumo a utilização total dos recursos.
É válido dizer que Keynes foi criticado e a partir da discussão de suas ideias surgiram quatro escolas principais do pensamento econômico: keynesianos, neoclássicos (monetaristas), novos neoclássicos e pós keynesianos.
Valor adicionado.
Cálculo do que cada ramo de atividade adicionou ao valor do produto final em cada etapa do processo produtivo, ou simplesmente, o valor que foi em cada etapa produtiva acrescido ou adicionado.
Exemplo:
Produto Valor
...