Os Elementos Filosoficos Que Permeiam A Educação
Artigos Científicos: Os Elementos Filosoficos Que Permeiam A Educação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: paulo1973 • 7/3/2014 • 10.675 Palavras (43 Páginas) • 1.164 Visualizações
E tapa 1 : Observar a imagem de Auguste Rodin ( O pensador )
Auguste Rodin ( O Pensador )
O pensador é a principal obra do escultor francês Auguste Rodin . A obra original , em bronze , foi criada em tamanho reduzido em 1880 ,mas em 1904 Rodin decidiu amplia -lá para 1,80m. A intenção inicial era representar Dante em frente dos portões do inferno
Numa breve reflexão sobre o significado desta obra , é impossível escapar á pergunta : em que pensa o pensador ? Aquela imagem de meditação profunda ,aquela atitude de introspecção meditativa não apela ,a meu ver, para o simples ato de raciocíonio.
Talvez ele pense na natureza dos próprios pensamentos . Porque pensar é um ato que advém da alma e não apenas da inteligência . Na verdade ,pensar é muito mais que raciocinar. O cérebro pode escravizar e alienar o ser humano , tanto quanto a sua dimensão física. Aquele que pensa eleva -se a um patamar muito acima do mundo físico e mesmo intelectual.
O Pensador de Rodin está no extremo oposto ao homem físico ,ao homem –músculo , primitivo e banal que vive no mundo vegetal da força bruta . No entanto, o pensador eleva - se, acima do homem que pondera e calcula. Ele entrou no domínio da alma , o maior dos universos. Para - lá do físico ,para –lá do cérebro está a alma, o espírito, a dimensão maior do humano . O pensador de Rodin pensa e sente; talvez chore e ria; talvez o faça apenas dirigindo - se ao seu próprio interior. Porque a nudez do corpo nada diz sobre a imensidão do seu íntimo . A nudez reprime a dimensão estética ; a reflexão explora toda a dimensão da alma. Talvez , hoje mais de um séc passado sobre a obra de Rodin , seja necessário pensar um pouco mais na utilidade da dimensão física e na escravidão do raciocínio. Talvez o convite deste pensador seja o retorno ao universo imenso e encantador da alma, onde a poesia e a arte preenchem o espírito, onde o sentido da vida se resume ao verdadeiro sentir , ao mundo encantado mas profundamente humano das emoções dos sentimentos ao universo infinito onde se encontra a alegria n,o amor e a felicidade .
Passo 3: ( Equipe ) A importância da Filosofia para a compreensão da sociedade e do mundo em que se vive e as dificuldades de implementação da disciplina no currículo escolar.
O que é Filosofia e quais seus princípios fundamentais?
Quando nos deparamos ,com a escultura de Auguste Rodin ´´ O pensador ´´ Aquele que pensa eleva –se a um patamar muito acima do físico e mesmo intelectual . Talvez ele pense na natureza dos próprios pensamentos. Porque pensar é também um acto que advém da alma e não apenas da inteligência. Na verdade, pensar é muito mais que raciocinar. O cérebro pode escravizar e alienar o ser humano, tanto quanto a sua dimensão física. A Filosofia é uma disciplina intelectual que utiliza métodos racionais e críticos.
Trabalha com conceitos abstratos, procurando definir princípios gerais, respondendo ás questões fundamentais da vida e da morte , do sentido da existência ,dos valores individuais e sociais, da natureza da linguagem ou do conhecimento e da relação que temos com as coisas em si. Em Filosofia, podemos ter bons ou menos bons conceitos , bom ou menos bons argumentos , mas não podemos encontrar provas irrefutáveis, porque a Filosofia não é uma ciência formal ou empírica ( mesmo sendo o local onde as ciências se cruzam ) . De qualquer modo , a Filosofia é fundamentalmente uma disciplina racional, ainda que seus primeiros princípios não possam ser demonstrados.
A Filosofia é múltipla, não existe uma, mas filosofias diferentes e muitas vezes opostas uma as outras. Os Filósofos elaboram algumas vezes um sistema respondendo sistematicamente, a partir de certos princípios de base ( Postulados , fundantes considerados evidentes em si,) as suas questões fundamentais.
A Filosofia é muito importante para nós , embora muitos não saibam da sua importância. Ela nos ajuda a desvendar os mistérios e histórias da nossa existência e compreender o porquê a razão fundamental para tudo que existe. A Filosofia é a busca constante do conhecimento da verdade é um olhar para dentro de nós mesmos , está sempre a procura de respostas é um ato filosófico de o homem refletir, criticar o pouco conhecimento que tem diante desde mundo imperfeito e maravilhoso que vivemos. E ela nos desafia a despertar nosso espírito crítico, para que possamos ter uma visão clara diante dos fatos da vida e do extremo da natureza humana como a vida e a morte. Temos que estar sempre prontos as mudanças que aparecem em nossas vidas, porque a mudança é contínua e a natureza muda, as pessoas mudam o mundo em geral muda, nunca é tarde demais para mudar o rumo da sua vida. Cada vez, que praticamos uma ação , ao pensarmos ao compreender o que o próximo quer lhe dizer e saber dizer o que você, quer para o seu próximo estamos filosofando, porquê cada um de nós carregamos dentro de nós um grande filósofo.
A busca do conhecimento , do questionamento , do pensamento, a procura por respostas as mais diversas perguntas é o que nos leva a pensar e raciocinar e a refletirmos . Isso possibilita o homem a tornar a convivência em comunidades amigável- racional. A Filosofia ,como matéria escolar é de suma importância para o bom entendimento da sociedade em modelo geral e para o melhor desenvolvimento da pessoa como ser pensante e questionador , pois estuda o conhecimento e os valores morais de forma crítica. Antes de respondermos, pensemos um pouco sobre o papel e a importância da filosofia na formação do ser humano a partir da realidade escolar. Qual o valor de ensinar filosofia para a vida?
Essa resposta possui perspectivas tantos favoráveis quanto contrárias a sua inclusão ou permanência em um currículo escolar. O que se torna claro é que a filosofia encontra dificuldade de ser percebida como importante, se pensada como possuindo definitivamente um lugar na educação escolar. Não se trata de encontrar culpa na disciplina por ser compreendida como ´´ disciplina de pouco valor´´ para a educação , mas de perceber a existência de um sentimento que repulsa por parte do estudante por conta de uma ´´ cultura educacional ´´ altamente pragmática , tecnicista , a qual busca uma formação de mão – de obra especializada. Este tipo de formação exige que ao final de todo o processo de aprendizagem , o indivíduo esteja pronto para pensar primordialmente sob o nível operacional. É por isso que a formação escolar cada vez mais busca e exige respostas simples a pergunta do tipo como faço isto ? Como resolvo aquilo?
Segundo o filósofo
...