Os Países Democráticos e Os Que Não Adotaram a Democracia.
Por: diegocallado • 2/4/2017 • Trabalho acadêmico • 659 Palavras (3 Páginas) • 2.540 Visualizações
Democracia
São Paulo – SP
2013
Diego N°08
Matheus N°21
Democracia
Neste trabalho, apresentado pelos alunos Diego e Matheus,
Onde os mesmos estarão mostrando e/ou citando algumas coisas sobre
Os Países democráticos e os que não adotaram a democracia.
Orientação: Professora Raquel
São Paulo – SP
2013
Introdução
Neste trabalhando estarei obtendo informações e demonstrando-as de forma resumida e esclarecendo algumas dúvidas sobre os países democráticos e os que não adotaram a democracia, sendo eles Noruega e Cuba, vejamos também os pontos positivos e negativos de um sistema democrático que deve ser a expressão da liberdade e do direito de todos.
Democracia
A democracia, que popularmente é definida como “o governo do povo, para o povo e pelo povo”, estabelece que este regime seja decidido pelo povo. Nesse conceito, ela é distinta em duas formas “direta”, em que o povo expressa sua opinião diretamente em cada assunto e “indireta”, quando o povo escolhe seus representantes. A palavra democracia vem do grego e quer dizer poder do povo.
Pontos positivos
O voto é direito de todos e tem o mesmo valor, o povo pode formar com liberdade os partidos políticos, que obedecem a regras definidas, as pessoas têm liberdade de expressão, podem se manifestar livre e publicamente. Há o direito de voto livre e secreto em que é escolhido quem irá governar por um tempo definido, sendo livre a propaganda dos partidos políticos para angariar votos dos eleitores. Eleito, o governo pode ser fiscalizado pela imprensa livre, pelos parlamentares também eleitos, pelo povo e outros, com a posse, o governante deverá obedecer a uma Constituição aprovada pelos representantes do parlamento ou congresso.
Pontos negativos
As decisões do governo tendo que ser aprovadas pelo poder legislativo, às vezes, demanda muito tempo para a votação de uma proposta, as pessoas que votam e que não tem base educacional, informação sobre os candidatos ou que não se interessam pela eleição, podem ser facilmente manipuladas pelos políticos desonestos, que quando eleitos, farão do seu mandato um benefício próprio ou de poucos. Através dessa manipulação, os candidatos poderão formar os seus “currais eleitorais” e se manterem no poder por muito tempo.
A democracia, expressão da liberdade, do direito de todos e da ética, será perfeita quando esses pontos negativos não existirem mais.
Noruega e Cuba
A Noruega, como um com democracia, que esta em primeiro na lista de mais democráticos, tem essas vantagens para as pessoas, votar nas pessoas que irão representar elas no governo, ter direito ao voto.
Claro, eles também não estão livres dos “pontos negativos”, nenhuma democracia está, basta procurar forma de ir resolvendo esses “pontos negativos”
Já Cuba que ainda vive sob o pesadelo das ditaduras militares que impõe ao povo um regime ultrapassado antidemocrático totalmente sem liberdade. Cuba vive atualmente problemas sérios principalmente em suas economias.
...