Os Sofista E A Arte De Ensinar
Artigo: Os Sofista E A Arte De Ensinar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gisellesayl • 14/11/2014 • 437 Palavras (2 Páginas) • 1.880 Visualizações
TEMA: OS SOFISTAS OU A ARTE DE ENSINAR
Durante séculos os sofistas foram qualificados como impostores, mentirosos e damagogos, porém desde o final do século XIX, historiadores da Grécia e da filosofia consideraram os sofistas fundadores da pedagogia democrática, mestres da arte da educação do cidadão. Algo que caracteriza bem os sofistas é a queestão do poder de convencer as pessoas, não se importavam se o que estava sendo proferido era verdade ou não e sim a beleza da mensagem, através de uma boa retórica para agradar aos ouvintes, possuiam habilidades para inventar e argumentar . Sabiam apresentar seus temas de maneira atraente, que lhes permitiam obter a atenção de quem lhes ouvia. Forneciam instruções aos jovens e davam mostra ede eloquencia diante de pagamento. Os sofistas foram os primeiros professores pagos na história da educação. Não eram atenienses, vinham das Colonias Gregas, Jônias e Magna Grécia, carregando uma gama de conhecimentos admiraveis. Os da regiâo da Jônia conheciam profundamente um tipo de saber tão novo quanto a filosofia: a história de Herodoto de Halicarnasso, já os vindos da Magna Grécia tinham amplo conhecimento da medicina, além disso conheciam o pensamento de Heráclito e Parmênides.
Eram duramente criticados por dois grupos oligarcas os aristocrátas e os socráticos, segundo os aristocráticos, ser cidadão é algo que se é por natureza, não se pode ensinar a ninguém ser cidadão, na verdade os aristocrátas temiam que outras classes sociais se tornassem habeis no manejo da palavra e assim dominarem as assembléias vencendo-os as discussões nos tribunais obtendo votos contrários aos interesses aristocráticos. Os socráticos diziam que eles operavam apenas com opiniões contrárias, ensinando a agumentar persuasivamente tanto em favor de uma como de outra, dependendo de quem lhes está pagando, sem se importarem pela verdade, além disso recebendo dinheiro, o sofista perdia a liberdade de pensamento.exixtia ao mesmo tempo dois partidos de oposição, um aristocrata e outro democrata. Os aristocratas julgavam que seus usos e costumes, valores e idéias eram naturais ou instituidos por natureza porque concebiam a vida social e política apartir de laços de sangue, isto é, por laços que seriam produzidos e conservados pela própria natureza. O partido dos democratas afirmavam que o costume e a lei não escrita não são por natureza ou naturais, mas são nomos, isto é, por convenção e por isso relativos a cada sociedade. Apesar de serem criticados, os sofista eram bem vistos e respeitado pelos atenienses, para eles, a sofistica era de vital importância na formação do cidadão. Também não podemos negar que os sofistas desempenharam o importante papel de colocar o cidadão em contato com os diferentes conhecimento culturais, foram educadores.
...