Resenha do Livro a Arte de Ensinar
Por: Ana Meira • 10/4/2016 • Resenha • 761 Palavras (4 Páginas) • 2.462 Visualizações
FACULDADES OPET
CURSO DE PEDAGOGIA
PI Livro Ruben Alves: A Arte de Ensinar
CURITIBA
2015
Ana de Oliveira
PI Livro Ruben Alves: A Arte de Ensinar
Trabalho apresentado como requisito parcial à conclusão da disciplina de Politicas Públicas e Legislação da Educação, do curso de Licenciatura em Pedagogia realizado pelas Faculdades Opet.
CURITIBA
2015
Alves, Rubem. A Arte de Ensinar. São Paulo: Ars Poetica. 1994
Nesta obra, o autor procura passar toda sua felicidade em ser mestre. A educação passa a ser vista como forma da expressão da felicidade em passar ao aluno experiências, em qualquer área, com entusiasmo, acreditando que esta mesma educação pode fazer diferença.
Desculpas adotadas por muitos professores como salas lotadas, alunos desinteressados, salários baixos, deslocamentos, não deveriam diminuir o amor inicial de se ministrar algo. Muitos terão apenas aquela oportunidade de ouvir aquele conteúdo, desta forma, a aula deveria ser única e inesquecível.
A magia da aprendizagem está em se transformar conteúdos em vida, assuntos impressos em livros em viagens únicas pelo conhecimento, pois educar é uma arte; uma magia de se modificar realidades através do conhecimento.
Muitos alunos trazem do seio de suas famílias a mentalidade de que estudar é apenas tirar boas notas, salvo conduto para as próximas etapas, chegando ao final do ciclo com pouco aproveitamento do tempo em que esteve na escola. Sua apreensão de conteúdos foi meramente para fazer as provas e avançar pelos ciclos escolares até a formatura final, onde o certificado apresenta a marcha árdua da etapa de estudante. Estaria este aluno preparado para a vida? Que levou de todo o tempo de escola? Um quarto de vida dedicado aos bancos escolares e muitos não lembram de muitos conteúdos, não se recordam do nome de colegas e professores, imagens estas desfeitas como os ensinamentos recebidos.
Nesta cena, devemos refletir sobre a importância da arte do ensinar. Este ato que, para muitos, acaba sendo automático, enfadonho, deveria ser de imensa alegria e compromisso, se pensarmos na importância do conhecimento para a vida.
Ao entrar, pequeninos na escola, a emoção do primeiro dia de aula se confunde com o medo do desconhecido, que por muitas vezes ainda acompanha o jovem aluno. Fazer parte da vida deste aluno, acompanhá-lo em sua trajetória de conhecimento faz com que professor e aluno sejam viajantes no tempo, condutores e passageiros do trem da educação, torneando o pensamento e construindo o saber, dia- a- dia.
...