Os motivos que podem desencadear o filosofar
Por: S2 S2 • 18/10/2018 • Ensaio • 250 Palavras (1 Páginas) • 263 Visualizações
Os motivos que podem desencadear o filosofar (procura da verdade) são:
O espanto: quando nos questionamos acerca do ser e da origem das coisas não o fazemos para um fim prático, mas pelo desejo de saber. Isto é filosofar.
A dúvida: nada nos garante que estejamos seguros acerca do que pensamos ser verdade, o conhecimento que temos poderá ser falso. Podemos alcançar a razão ao questionar aquilo em que acreditamos.
A consciência da fraqueza e do sofrimento: as situações-limite revelam ao ser humano a sua fragilidade e o seu fracasso e fazem-no procurar formas de ultrapassá-las, recorrendo à filosofia.
A vontade de autêntica comunicação: a ausência de comunicação, a solidão, desencadeia o anseio de comunicação, de diálogo, de partilha. Não é fora da comunicação com os outros que a verdade se alcança.
Na minha opinião, os motivos do filosofar referidos são comuns a todos os seres humanos (filosofia espontânea). As crianças, como ainda se estão a habituar ao mundo, espantam-se e ganham uma curiosidade e admiração pelo mesmo, o que as faz questionar mesmo que inconscientemente, tornando-se assim filósofas. No nosso quotidiano, existem várias situações que não têm qualquer resposta absoluta, as situações-limite (a culpa, a insegurança, o sofrimento, a certeza da morte). Essas questões fazem o ser humano questionar-se e procurar ativamente uma resposta, o que nos faz entrar no domínio da filosofia.
(Trabalho feito no âmbito da introdução ao estudo da filosofia, 2018)
(Nada do que é aqui referido pode estar 100% correto, alguma recomendação podem sempre deixar, seria útil para o meu estudo!)
...