PEDAGOGIA DIRECTIVA E SUA ASSUNÇÃO EPISTEMOLÓGICA
Artigo: PEDAGOGIA DIRECTIVA E SUA ASSUNÇÃO EPISTEMOLÓGICA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: AACP • 19/10/2014 • Artigo • 330 Palavras (2 Páginas) • 482 Visualizações
PEDAGOGIA DIRETIVA E SEU PRESSUPOSTO EPISTEMOLÓGICO - ação docente arbitrária e ação discente inerte: atuações que não se complementam.
Modelo onde as atitudes do professor em sala de aula refletem o seu modo de pensar, ele fala e o aluno ouve, pois o mesmo acredita que o conhecimento pode ser prontamente transmitido aos estudantes. A marca fundamental dessa concepção, é o empirismo: os sentidos são a fonte de todo o conhecimento.
Convicções do professor diretivo:
_ o indivíduo ao nascer é uma tabula rasa ou uma folha de papel em branco;
_ o conhecimento do indivíduo vem do meio físico ou social;
_ o sujeito é totalmente determinado pelo mundo do objeto;
_ o professor em sala de aula representa o mundo;
_ somente o professor pode produzir um novo conhecimento ao aluno;
_ o professor acredita no mito da transferência do conhecimento.
Dessa forma, para o professor defensor do empirismo, o aluno para aprender deve permanecer em silêncio, prestar atenção em suas palavras e repetir o conteúdo das mesmas até decorá-las, transformando a sala de aula em um ambiente onde nada de novo acontece: velhos questionamentos, são retorquidos com obsoletas respostas. Para esse docente a certeza do futuro está na reprodução simples e pura do passado, que ministra suas aulas com o maior rigor possível.
Becker (2001) - Tradução de modelo epistemológico em modelo empirista:
O professor, representante do meio social é quem determina a ação do aluno.
Nesta estrutura o ensino e a aprendizagem são polos dicotômicos e não se complementam, carregando em sua base a crença de que o conhecimento vem do exterior, do mundo dos estímulos e é a apreensão da realidade e não a sua construção.
A pedagogia empirista é que encontra o maior número de adeptos, uma vez que é nela que os docentes mais se baseiam, raramente se afastando.
Como característica mais nefasta desta pedagogia, temos o autoritarismo, que encontra no empirismo a sua fundamentação e a sua legitimação teórica e prática.
...