Pedagogia progressista
Por: Caroline Oliveira Santiago • 28/4/2015 • Trabalho acadêmico • 317 Palavras (2 Páginas) • 729 Visualizações
Na fala de Luckesi podemos identificar: A Pedagogia Progressista.
“[Max] tem a expectativa de que o ser humano, social e historicamente constituído, um dia chegará ao equilíbrio... Uma sociedade igualitária entre os seres humanos onde todos podem viver de modo satisfatório em pé de igualdade... A educação é uma das forças sociais em movimento que se encontra dentro da sociedade... A educação é uma força presente na trama da vida social... A educação a serviço do ser humano... Na busca da igualdade de condições de vida para todos”
Segundo Luckesi a pedagogia progressista parte de uma análise crítica das realidades sociais, ou seja, essa tendência propõe relações de questionamento, diálogo, discussão, dinâmica, igualdade, inovação e liberdade, deixando-se de lado as posturas liberais, no qual é possível identificar sistemáticas, autoritarismo, domesticação e centralização.
A pedagogia progressista tem uma posição contra o nosso sistema capitalista, pode-se afirmar que a educação é socializadora, uma vez que existe uma reflexão sobre a vida e um desenvolvimento do lado crítico e consciente diante da sociedade, no qual estamos inseridos. Ocorre uma valorização da cultura individual, preocupação com a educação política e, além disso, o conhecimento passa a girar em torno das necessidades e exigências da vida social, a relação entre professor e aluno é feita de igual para igual, o professor fica a serviço do aluno que nesse caso não é tratado como objeto, logo é estabelecido um elo entre os dois.
Diferente das tendências progressistas a pedagogia liberal faz com que nós em meio à sociedade capitalista apresentemos papéis definidos, busquemos o individualismo e acima de tudo nos tornemos responsáveis por nossas atitudes, que nos levaram a conquista ou ao fracasso. Torna-se indiferente diante da realidade social, o professor é o único dono da razão e conhecimento.
Referências Bibliográficas
MARTINS, S.D. R; MARTINS, H.G. Reflexões acerca das tendências pedagógicas liberais e progressistas e sua fundamentação para o proeja. Momento Rio Grande, p.99-111, 2012. Disponível em:<www.seer.furg.br>.
...