Placa motora
Por: elswebmaster • 13/9/2015 • Trabalho acadêmico • 471 Palavras (2 Páginas) • 4.065 Visualizações
QUESTÕES
1 – O que é placa motora e unidade motora?
Placa motora é responsável em transformar o impulso nervoso que chega pelo axônio e resulta-lo em uma contração muscular.
Unidade motora é conjunto formado pelo nervo motor e por todas as fibras musculares por ele inervadas.
2 – Explique como ocorre a fase de acoplamento excitação-contração, e a fase de rela¬xamento da contração muscular.
Através de ações os músculos são ativados por íons de cálcio, neste instante a ATP é destruída a ADP que é a energia e com isso conseguindo realizar a contração, e assim liberando-os no retículo sarcoplasmático. Em seguida acontece a recaptação através de bombas de cálcio. Nesta fase de relaxamento ocorre um fenômeno fisiológico de distensão da musculatura naturalmente ou após uma contração muscular.
3 – Cite quais as características dos seguintes tipos de fibras musculares esqueléticas humanas: tipo I, tipo IIA e tipo IIB.
Fibras tipo I: tem como destaque o alto conteúdo mitocondrial e consisti o metabolismo energético favorito na via aeróbia-oxidativa. A fibra possui mais mioglobina e capilares do que qualquer outra e trabalhando junto ao alto conteúdo mitocondrial as fibras tem maior capacidade de metabolismo aeróbio e uma maior resistência à fadiga, especialização no desempenho de ações mais exorbitantes e com várias repetições e tempo elevado. Possui uma velocidade contrátil máxima (Vmáx) inferior aos outros tipos de fibras.
Fibras tipo II: apresentam pouca mioglobina o que leva a apresentar um tamanho maior, diferenças essas entre as fibras podem variar para uma extensão maior, dos padróes de atividade habitual. Estas fibras tem a presença de ATPase de ação rápida, que possibilita o movimento de relaxamento e contraçao rápido, fibras do tipo II contém saída máxima de energia, chega a ser três vezes maior do que as fibras do tipo I.
4 – Quais os tipos de contração muscular que existem? Explique cada um desses tipos.
São dois tipos de contração que existe, sendo a isométrica e a isotônica.
Isométrica: na contração isométrica o músculo gera força, mas não acontece o encurtamento muscular. Ocorre o aumento da tensão muscular, mas não ocorre o movimento.
Isotônica ou dinâmica: pode ocorrer dois tipos de movimento, o excêntrico ou o concêntrico. Excêntrico: quanto o músculo é ativado e produz força e acontece o alongamento. Concêntrico: quanto o músculo é ativado e produz força e acontece o encurtamento.
5 – Para que servem e quando são ativados os fusos musculares e o órgão tendinoso de Golgi?
Os fusos musculares estão localizados dentro do músculo e mantêm o tônus muscular e também tem a responsabilidade de proteção dos músculos evitando lesões como distensão. Ajuda no alongamento muscular na ocorrencia de uma distenção muscular, o centro do fuso também distende e ocasiona a ativação do nervo sensorial, sinais serão enviados ao sistema nervoso
...