Platão E As Ideias
Dissertações: Platão E As Ideias. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: DiogoTDR • 23/3/2015 • 555 Palavras (3 Páginas) • 1.923 Visualizações
QUESTÕES:
1.Que pretendia Sócrates com o diálogo?
- Sócrates através do diálogo queria mostrar para os grandes usuários da retórica que nada sabiam e tudo o que falavam era sem fundamento, simplesmente argumentos falaciosos que eram utilizados pelos sofistas.
2. Em que a dialética platônica é diferente do diálogo socrático?
- A dialética platônica é a arte ou conjunto de processos pelos quais o espírito se eleva às Ideias do mundo inteligível.
Socrates adotava sempre pelo diálogo, costumava iniciar uma conversação fazendo perguntas e obtendo dessa forma opiniões do interlocutor, que ele aparentemente aceitava. Depois, por meio de um interrogatório hábil, desenvolvia as opiniões originais da pessoa, mostrando a tolice e os absurdos das opiniões superficiais e levando e presumido possuidor da sabedoria a se desconcertar em face das consequências contraditórias ou absurdas das suas opiniões originais e a confessar o seu erro ou a sua incapacidade para alcançar uma conclusão satisfatória.
3. Em que consiste o "método dos geómetras" que Platão adota?
-O método dos geômetras consiste em formular uma proposição geral, e verificar se ela
se sustenta nos casos particulares.
4. Que Platão entendia por "ideia"?
- Ideia seria um mundo, onde tudo existia de fato em nosso pensamento.
5. Quais as etapas do conhecimento segundo Platão?
- As etapas do saber Com o Mito da Caverna, Platão quis mostrar muitas coisas. Uma delas é que é sempre doloroso chegar-se ao conhecimento, tendo-se que percorrer caminhos bem definidos para alcançá-lo, pois romper com a inércia da ignorância (agnosis) requer sacrifícios. A primeira etapa a ser atingida é a da opinião (doxa) quando o indivíduo que ergueu-se das profundezas da caverna tem o seu primeiro contanto com as novas e imprecisas imagens exteriores. Neste primeiro instante ele não as consegue captar na totalidade, vendo apenas algo impressionista flutuar à sua frente. No momento seguinte, porém, persistindo em seu olhar inquisidor, ele finalmente poderá ver o objeto na sua integralidade, com os seus perfis bem definidos. Ai então ele atingirá o conhecimento (episteme). Esta busca não se limita a descobrir a verdade dos objetos, mas algo bem mais superior.
6. Que significava a reminiscência para Platão?
- Para Platão, esquecemos que conhecemos as coisas e é necessário que nosso interlocutor, (Sócrates nos muitos diálogos de Platão), saiba fazer as perguntas certas que levam ao próprio (interlocutor) a descobrir por si mesmo a verdade ou o objeto da sua dúvida. Anamnese significa ir contra o esquecimento, ou seja, fazer aflorar, de modo natural, a resposta que originou a conversa.
7. Que representa, na filosofia de Platão, a ideia do Bem?
- Platão em sua filosofia dá lugar muito importante para a idéia de justiça. Ele usou a palavra grega "Dikaisyne" para a justiça que vem muito perto do trabalho "moralidade" ou "justiça",
...