Qual a distinção entre ética e moral?
Por: nrstecan • 5/7/2019 • Resenha • 603 Palavras (3 Páginas) • 198 Visualizações
Atividade final- Ética
- Qual a distinção entre ética e moral?
A moral está diretamente relacionada aos costumes e podemos dizer, culturas e regras, estabelecidos por cada sociedade. É uma conduta específica, prática e visa a ação, trata o certo e o errado. Já a ética são os valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade. Podemos exemplificar dizendo que ética trata do bem e do mal partindo de um princípio permanente e universal.
- O que é necessário considerar para a formulação de juízos éticos? Explique.
A formação do juízo ético nos ensina sobre o certo e o errado dentro do ambiente em que vivemos, ou seja, está diretamente ligada ao que as interações sociais nos ensinam.
- Qual a relação entre Ética e Felicidade para Aristóteles?
Para Aristóteles, a felicidade é a finalidade de toda ação humana, é um bem supremo. É buscando felicidade que o homem define sua conduta e seus comportamentos. E para que essa tal felicidade resulte na construção de uma boa vida, é necessário que todas as capacidades e possibilidades humanas sejam desenvolvidas por meio da razão.
- Discorra sobre o imperativo categórico e o agir por dever como fundamentos da ética.
Podemos comparar situações como, maltratar uma pessoa é contrário ao dever. Já ajudar uma pessoa, é agir de acordo com o dever. E dentro da ideia de agir de acordo com o dever, temos as ações realizadas meramente conformes ao dever, que é por exemplo ajudar uma pessoa por interesse ou compaixão. E a as realizadas por dever, que seria ajudar alguém apenas para cumprir a obrigação moral.
- Que critérios podem ser utilizados, para fundamentar nossas escolhas, considerando a teoria ética utilitarista?
O utilitarismo liga as ações diretamente as suas consequências, e não as intenções, como no caso de Kantiana. O utilitarismo é imparcial. Ele diz que a forma de agir deve promover a felicidade de todos os afetados pela ação, inclusive o próprio indivíduo praticante. A ação é considerada correta se ela promove sem distinções, ou seja, de forma imparcial, os interesses de todas as pessoas envolvidas, sendo o interesse de cada pessoa, a felicidade.
- Quais as principais críticas elaboradas por Nietzsche e Foucault à moral?
Nietzsche critica Sócrates e Platão por terem desenvolvido uma razão e uma moral que subjugam as forças instintivas e vitais do ser humano. Onde se relaciona a ideia de como os arranjos sociais são responsáveis pela domesticação da potência humana. Onde depois, Foucault retoma a proposta de Nietzsche e investiga a genealogia do poder que constitui a formação da moral ocidental.
7.Como a ética da alteridade de Emmanuel Levinas apresenta a responsabilidade para com o outro, considerando a radicalidade da diferença?
Para Levinas, não há uma regra universal que permita a igualdade entre os sujeitos, ou seja, não existe uma unidade de valores para todos.
Ele diz ainda que é o apelo no rosto de outro indivíduo que desenvolve a responsabilidade de ajudar. Não é a liberdade do indivíduo que resolve ajudar o outro. A ética da alteridade não defende a ideia de amar o próximo como a si mesmo, e sim que o outro é singular, que não podemos transpor a ele o que definimos melhores para nós. Concluindo assim que uma situação sincera de amor, pode não estar presente em uma relação de ética.
...