RELATÓRIO DE PESQUISA REALIZADA EM ESCOLA DE NÍVEL FUNDAMENTAL SOBRE O ENSINO DE FILOSOFIA
Por: lennapires • 27/6/2016 • Relatório de pesquisa • 1.743 Palavras (7 Páginas) • 1.251 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS
CURSO DE FILOSOFIA – 2015.2 – III PERÍODO
JAIME DO NASCIMENTO
JOSÉ LUÍS SERRA FERREIRA
SMILLEY PACHECO ARAUJO
RELATÓRIO DE PESQUISA REALIZADA EM ESCOLA DE NÍVEL FUNDAMENTAL SOBRE O ENSINO DE FILOSOFIA
São Luís, MA
2016
JAIME DO NASCIMENTO
JOSÉ LUÍS SERRA FERREIRA
SMILLEY PACHECO ARAUJO
RELATÓRIO DE PESQUISA REALIZADA EM ESCOLA DE NÍVEL FUNDAMENTAL SOBRE O ENSINO DE FILOSOFIA
Trabalho apresentado à Disciplina de Práticas Investigativas em Filosofia I, do Curso de Filosofia da Universidade Federal do Maranhão, como requisito para obtenção de nota.
Professora Drª.: Marly Cutrim.
São Luís, MA
2016
SUMÁRIO
1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
2. APRESENTAÇÃO
3. METODOLOGIA
4. CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE PESQUISA
5. RESULTADOS DA PESQUISA
6. CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
ANEXOS
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
1.1 Identificação dos Alunos
Nomes:
Jaime do Nascimento - Matrícula: 2014059999, E-mail: njaime79@yahoo.com.br;
José Luís Serra Ferreira - Matrícula: 2014062330, E-mail: kurios_haba@yahoo.com.br;
Smilley Pacheco Araujo - Matrícula: 2014051014, E-mail: smilley.53@gmail.com.
Instituição de ensino:
Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
Curso: Filosofia
Período: 3º.
Turno: Vespertino.
Ano de ingresso: 2014.2
1.2 Identificação do Campo de Pesquisa
Instituição: Unidade de Educação Básica Ensino Fundamental Justo Jansen.
Dependência administrativa: Rede Municipal de Ensino.
Localização: Urbana
Endereço: Rua Cândido Ribeiro, 336 - Centro, São Luís – MA.
CEP: 65015-090.
APRESENTAÇÃO
O presente relatório retrata o trabalho de pesquisa por nós realizado na Escola Justo Jansen, tendo por base uma investigação quanto à atividade docente do ensino de Filosofia para alunos do Ensino Fundamental.
Esta pesquisa foi realizada em atendimento a atividade relativa à Disciplina Práticas Investigativas em Filosofia I, do Curso de Filosofia da Universidade Federal do Maranhão, ministrada pela professora Dra. Marly Cutrim.
Destaque-se, tratar esta pesquisa, da primeira atividade extra sala referente à disciplina supra citada e que, objetiva aproximar os discentes de licenciatura em Filosofia da UFMA, do universo das escolas, possibilitando, mesmo em um momento anterior ao estágio curricular, a aquisição de conhecimentos que os capacitarão para melhor entender os desafios dos profissionais da educação e posicionar-se enquanto alunos e pesquisadores, dos condicionantes que envolvem o ensino da filosofia.
A formação do professor é um processo contínuo, dentro do qual, este deve questionar-se constantemente a respeito de suas práticas e modos de compreender a docência. Neste sentido, Moreira e Candau (2005, p. 23) escreve,
É necessário um destaque a necessidade de se pensar uma formação continuada que valorize tanto a prática realizada pelos docentes no cotidiano da escola quanto o conhecimento que provém das pesquisas realizadas na Universidade, de modo a articular teoria e prática na formação e na construção do conhecimento profissional do professor.
O ensino de Filosofia, por sua vez, aliado a outras disciplinas que tradicionalmente integram a estrutura curricular do Ensino Fundamental se apresenta como fator determinante para o sucesso profissional e de emancipação do cidadão, em uma relação autônoma e consciente com o mundo que o cerca.
Temos então que, o acadêmico da Licenciatura em Filosofia, deverá estar consciente das implicações decorrentes da atividade docente, bem como dos desafios que esta encerra, para assim, qualificar o seu aprendizado, sempre em sintonia com a dinâmica social. E, desta forma, construir condições para um exercício profissional de qualidade em que o domínio das teorias filosóficas, esteja conjugado com uma prática emancipadora e comprometida com o empoderamento da cidadania.
METODOLOGIA
Pesquisa do tipo direta através de visitas in loco à Escola e, aplicação de questionários (entrevista) à Gestora.
CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE PESQUISA[1]
A Escola aqui em análise, iniciou seu funcionamento em março de 1945, classificando-se à época, como Escola Primária, oferecendo aulas do 1º ao 5º ano. O nome Justo Jansen foi escolhido desde a sua fundação, em homenagem ao ludovicense Justo Jansen Ferreira.
Justo Jansen, foi médico, geógrafo, publicista, e professor catedrático de Geografia do Liceu Maranhense e, de Física, Química e Mineralogia da Escola Normal do Maranhão.
...