RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL
Por: 020491 • 18/4/2017 • Projeto de pesquisa • 2.774 Palavras (12 Páginas) • 693 Visualizações
[pic 1]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA – 5º Flex e 6º SEMESTRE
FERNANDA ALCANTARA DA HORA
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL
RELATÓRIO FINAL
[pic 2]
Ilhéus
2016
FERNANDA ALCANTARA DA HORA
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL
Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Educação Infantil – 5º Flex e 6º semestre.
Orientador: profª. Ms. Lilian Amaral da Silva Souza
Tutor eletrônico: Patrícia Cristina Ambrósio
Tutor de sala: Cláudia de Souza Ribeiro
Ilhéus
2016
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 03
2 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO 04
2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional 04
3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO 05
3.1 Caracterização do Campo de Estágio 05
3.2 A Rotina................. 05
4 PROJETO DE INTERVENÇÃO
4.1 Introdução 07
4.2 Dados Gerais do Projeto 07
4.3 Referencial Teórico 08
4.4 Planos de Aula da Intervenção 08
4.5 Relato da Aplicação da Intervenção 11
CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................... 12
MOSTRA DE ESTÁGIO 12
REFERÊNCIAS 13
1 INTRODUÇÃO
O estágio na educação infantil oferece ao estudante uma previa experiência da prática em sala de aula, através da observação o acadêmico entende que o estágio é o momento onde se tem a oportunidade de vivência a pratica em sala de aula e destaca as observações contribuindo para um melhor aprendizado e ter uma concepção necessária para uma caminhada profissional.
O estágio supervisionado é uma formação necessária do profissional para poder se adequar no mercado de trabalho e também uma oportunidade de ver tudo que aprendemos em sala de aula, e de pensar quais teorias e práticas vamos escolher para o nosso futuro.
Para uma formação ser qualificada, o profissional deve desenvolver seu trabalho no estágio supervisionado com eficiência e responsabilidade, verificando o contexto da Educação Infantil, e observando a forma como as crianças se relacionam entre si e com os adultos com os quais convivem.
2. ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO
O estágio supervisionado em educação infantil, tendo como orientadora Valéria santos Pinheiro, foi concretizado na Escola de Educação Infantil Eva Santos, situada na cidade de Uruçuca que atende as crianças da Educação Infantil.
2.1 A Importância do Estágio para a Formação Profissional
O estágio é parte integrante do curso,de pedagogia onde saimos do teorico e partimos para o contato presencial, é de observação no campo, este, é muito importante porque podemos conhecer experiencias que nunca vivemos antes, e que se não tivessemos esse momento, ao final quando pegassemos a primeira turma sem expereincia, só com o que vimos em sala que não é suficiente para assumirmos uma aula e lidarmos com uma turma de vinte crianças ou mais crianças, por isso é necessario que vivemos esse tipo de experiencia antes da conclusão do curso, porque assim com a vivencia em sala de aula podemos garantir se realmente queremos ou não continuar nesta profissão.
O estagio contribui muito para a minha nova profissão, por ver aquela turma de crianças retribuindo com carinho, aquilo que a professora faz com tanto esforço, aprendir que vale muito a pena investir em uma profissão prazerosa que é trabalhar brincando e se divertindo com ceianças mesmo quando o assunto é serio.
3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO
3.1 Caracterização do Campo de Estágio
A Creche Municipal Eva Santos informou que possui o Projeto Político Pedagógico (PPP), atualizado sendo criado no ano de 2016, foi contituida na data de 18 de Outubro de 2009, foi fundada pelo ex. gestor Dilson Argolo, olhando a necessidade das mães. A instituição localiza- no Sul da Bahia no endereço, Rua Nossa Senhora de Fatima Serra Grande distrito de Uruçuca e atende uma demanda de 178 alunos dividido entre dois turnos matutino e vespertino, as crianças atendidas tem entre 2,5 anos à 5 anos. Sendo que o horário pela manhã é das 7:30 hs as 11:30hs e pela tarde é de 13:00hs as 16:30, porém existe duas turmas integral. A maioria dos alunos moram em zona rural e dependem de transporte escolar oferecido pela prefeitura
Para o desenvolvimento do trabalho pedagógico a escola disponibiliza som, 1 notebook e também oferece materiais didáticos como papel ofício, giz e pincel, massa de modelar, e.v.a, tinta guache, jogos educativos.
As aulas planejadas acontecem de duas maneiras. Há o planejamento quinzenal no qual os professores elaboram suas aulas da semana, e o planejamento que acontece nos sábados pedagógicos para discutir o que vai planejar.
A maioria dos alunos é de origem humilde, a instituição prioriza a interação entre creche e familia no sentido de fazer com quer os pais acompanhem de forma permanente a vida escolar dos filhos.
...