A REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Por: Genaina Oliveira Da Rocha • 11/6/2015 • Artigo • 2.503 Palavras (11 Páginas) • 546 Visualizações
UNIUBE[pic 1]
UNIVERSIDADE DE UBERABA
ALINE DE CASTRO MOREIRA
GENAÍNA OLIVEIRA DA ROCHA
MARILSON SANTANA DA SILVA
SILMARA NOEME DE FREITAS
SIMONE CAETANO APOLINARIO MOSCHEN
TRABALHO EM GRUPO
REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL- volume 1 Introdução a Educação Infantil
BARRA DE SÃO FRANCISCO/ES
2015
ALINE DE CASTRO MOREIRA
GENAÍNA OLIVEIRA DA ROCHA
MARILSON SANTANA DA SILVA
SILMARA NOEME DE FREITAS
SIMONE CAETANO APOLINARIO MOSCHEN
TRABALHO EM GRUPO
REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL- volume 1 Introdução a Educação Infantil
Trabalho apresentado á Universidade de Uberaba, como parte das exigências do Trabalho de Grupo do componente Procedimento metodológicos da Educação Infantil, da 5ª etapa do curso de Pedagogia.
BARRA DE SÃO FRANCISCO/ES
2015
Dedicatória
Este trabalho é dedicado a preceptora Ivone Bragança, por sua competência, acima de tudo por sua paciência em nos auxiliar, mesmo nos momentos de desespero, nos quais a vontade de desistir era maior. Principalmente pela bondade esplendida de estar conosco em nossa caminhada estudantil. Deixará grande marcas de humildade, bondade e também aquela dose de bom humor em meio aqueles momentos estressantes.
Sumário
Introdução...................................................................................................................05
- Organização do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.........06
- Organização por idade..................................................................................06
- Organização em âmbitos e eixos..................................................................06
- Componentes curriculares...................................................................................08
2.1 Objetivos........................................................................................................08
2.2 Conteúdos......................................................................................................08
2.2.1 Seleção de conteúdos.................................................................................09
2.2.2 Integração dos conteúdos...........................................................................09
3. Orientações didáticas.............................................................................................10
3.1 Organizações de tempo.................................................................................10
3.1.1 Atividades permanentes..............................................................................10
3.1.2 Sequências de atividades...........................................................................10
3.1.3 Projetos de trabalho....................................................................................11
3.2 Organização do espaço e seleção dos materiais...........................................11
3.3 Observação, registro e avaliação formativa...................................................12
Conclusão..................................................................................................................13
Referências................................................................................................................14
Introdução
Desde muito pequenas, as crianças participam de uma série de situações que envolvem números, relações entre quantidades e noção de espaço, devido às necessidades práticas da vida diária. A escola nada mais é que um ambiente no qual a criança poderá aprender essas noções básicas e onde também poderá produzir. Com essa forma de pensar O RCNEI (Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil foi um documento criado em 1998 pelo MEC (Ministério da Educação), visando atender as inúmeras instituições, escolas e outras entidades educacionais. O RCNEI abordado neste trabalho é o volume 1- Introdução a Educação Infantil. Seu foco neste volume é atender a Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica. Sendo um objetivo deste Referencial, é auxiliar na realização do trabalho educativo diário junto às crianças pequenas, para professor e escola. O Referencial foi concebido de maneira a servir como um guia de reflexão educacional sobre objetivos, conteúdos e orientações didáticas para os profissionais que atuam diretamente com crianças de zero a seis anos, respeitando seus estilos pedagógicos e a diversidade cultural brasileira.
- Organização do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
- Organização por idade
As creches, as escolas, as instituições formadas no âmbito para atender a Educação Infantil, 1ª etapa da Educação Básica, estabelecem idade para atendimento, tudo conforme a LDB (Lei de Diretrizes e Bases) de 1996, art. 30, cap. II seção II: “A educação Infantil será oferecida em: I – Creches ou entidades equivalentes para as crianças de até 3 anos de idade; II- pré- escolas para as crianças de 4 a 6 anos de idade. O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil adota a mesma divisão por faixas etárias contemplada nas disposições da LDB, já mencionadas.
A organização por faixa etária torna mais fácil o trabalho de escolas e entidades e principalmente do professor em relação a conteúdos e orientações didáticas, metodológicas e pedagógicas a serem trabalhadas, buscando apontar possíveis regularidades relacionadas aos aspectos afetivos, emocionais, cognitivos, e sociais das crianças dentre as faixas etárias abrangidas. Onde cada criança vai ter cada etapa para passar em sua vida em um processo de crescimento e longas experiências.
- Organização em âmbitos e eixos
Considerando a faixa etária uma forma de dividir e organizar. É preciso que o conteúdo também possua categorias de acordo com a idade. Conteúdos divididos e tralhados, ministrados de acordo com a educação infantil. Esta organização visa abranger diversos e múltiplos espaços de elaboração de conhecimentos e de diferentes linguagens, a construção da identidade, os processos de socialização e o desenvolvimento da autonomia das crianças que propiciam, por sua vez, as aprendizagens consideradas essenciais. Os âmbitos são compreendidos como campos de ação que proporciona visibilidade aos eixos de trabalhos educativos, fornecendo uma base para o professor no qual possa desenvolver sua prática e conhecimento, envolvendo as próprias experiências vividas e proporcionando experiências educativas para as crianças.
...