RETÓRICA, poder CONVINCE
Seminário: RETÓRICA, poder CONVINCE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marela • 18/11/2013 • Seminário • 469 Palavras (2 Páginas) • 430 Visualizações
RETÓRICA, O PODER DE CONVENCER
O discurso político é tão antigo quanto a vida do ser humano em sociedade. Surgiu na antiga Grecia, ligada o democracia, um discuso onde de início não passava de um conjunto de técnicas de bem falar e de persuasão para serem usadas nas discussões públicas, tecnica esta que recebeu o nome de retorica.”rector" era a palavra grega que significava "orador", o político. Aristóteles foi o primeiro filosofo a expor uma teoria da argumentação, nos Tópicos e na Retórica, encarando a retórica como um arte que visava descobrir os meios de persuasão possíveis para os vários argumentos. A retórica,torna-se numa arte de falar de modo a persuadir e a convencer o povo de que uma dada opinião é melhor à sua rival.
A retórica se aperfeiçoa com o tempo, e hoje observamos nótaveis discursos onde cada político tem a sua forma e jeito particular de persuadir o seu eleitorado.Não são mais palavras desconexas, mas elaboradas de uma forma que seduz com discursos e argumentos bem analizados e preparados.
Infelizmente hoje quem domina essa arte de falar encontra o tão desejado poder, pois conhecendo o público que deseja impressionar usam a retorica como um meio para transformar defeitos em virtudes, mentiras em verdades, erros em acertos, removem opiniões e implantam outras. Não tem compromisso com a verdade, manipulam as palavras de um modo a estimular emoçoes e sentimentos nos ouvindes, eleitores. Usam o encanto do belo discurso como forma inteligente de seduzir e ludibriar,exemplo disto é o ex presidente Fernando Collor de Melo,que tinha seu discurso a modernização do país e sua própria imagem validava a idéia de renovação. Collor era jovem, bonito e prometia acabar com os chamados “marajás”, funcionários públicos com altos salários.Mas nesse caso a verdade apareceu e as máscaras cairam, resultando no impeachment do presidente.
Com a globalização, as informações chegam mais rápido, dando chance ao eleitor de se concientizarem da importancia do seu voto, fazendo com que reflita sobre a honestidade dos seus candidatos, não se deixando enganar com tanta facilidade pelas palavras bonitas, mas ainda existem aqueles que conseguem emocionar, convencer o eleitor atraves dessa ferramenta que nas maãos de políticos sem nenhuma ética torna-se uma arma perigosa.
Muitos politicos fazem uso do discurso prontos, que na maioria das vezes quem os redigem são profissionais de marketing que são contratados para construirem uma imagem pública que o povo está necessitado, caso do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama , que pegou um pais fragilizado pelas constantes crises e com sua habilidade oratória se elegeu como o salvador da patria, portanto desconfie de quem fala bonito, de quem na prática contraria o discurso, de quem se julga o dono da verdade, o convencimento deve ser conquistado com ações e não só com palavras.
...