Reflexão Dissertando Sobre O Tema, "Escola, Educação E Sociedade".
Artigo: Reflexão Dissertando Sobre O Tema, "Escola, Educação E Sociedade".. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: elizeario • 3/12/2014 • 364 Palavras (2 Páginas) • 656 Visualizações
A educação é o estabelecimento de sistemas educacionais centrados, das salas de aulas revelam-se como palco privilegiado da formação da burocracia moderna. Embora não tenha dedicado seus esforços intelectuais e físicos sobre o tema da educação, pode-se, a partir de uma metodologia weberiana, propor mecanismos de trabalho que articulem as ideias de educação, na contemporaneidade.
É bom lembrar que a burocracia é umas das formas de dominação mais eficazes segundo o autor. Seus limites estendem-se por diferentes modalidades sociais, entre elas a educação. Sem sombra de dúvidas, a prática educacional é uma das mais férteis para a legitimação da dominação, pois é nela que se constrói a divisão intelectual entre membros de um mesmo grupo social.
A educação é o meio mais propício para garantir que o dominado aceite pacificamente sua condição e se submeta cordialmente (para utilizar um termo cunhado por Sérgio Buarque) ao domínio burocrático ou domínio da educação, exercido pelo outro ou pela instituição. Nesse momento, para seu pleno sucesso, é preciso criar todo um aparato técnico e intelectual para a sustentação do mecanismo social. Weber procurou observar a formação educacional da Europa de sua época, analisando alguns centros educacionais destinados à educação de jovens. A conclusão do autor é que tais instituições são construídas com o claro objetivo de trabalhar a “formação cultural” que serve de amparo para a burocracia moderna.
O ensino e a educação especializada adquirem papel importante na formação de quadros técnicos gabaritados para exercerem as funções que lhes são destinadas. Para além do aumento de competência profissional, a aquisição de diplomas de cursos superiores, técnicos e outros serve como forma de separação e classificação hierárquica dentro de setores públicos e privados.
Para Weber, a busca pela qualificação profissional e a consequente “disputa” por títulos acadêmicos serviria, entre outras, como passaporte para a entrada em círculos sociais mais respeitáveis. Quanto maior o grau de preparo profissional mais possibilidades de se obter remuneração salarial mais elevada, bem como, aposentadoria assegurada.
Concluímos que através dessa teoria a gente possa alcançar o nosso futuro individualmente, sem Educação a gente é nada, se não fosse a educação a gente nem chegar nesse ponto, a educação que leva a gente na frente e valoriza a si mesmo.
...