Relação Entre Educação Espartana E Ideal Homérico
Dissertações: Relação Entre Educação Espartana E Ideal Homérico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: barroso17 • 17/10/2013 • 306 Palavras (2 Páginas) • 426 Visualizações
A relação existente entre a educação espartana, o ideal homérico e a defesa do estado.
A relação existente entre a educação espartana e a do ideal homérico, é que ambas privilegiavam e atendiam as necessidades do estado. Elas buscavam aprimorar o conhecimento de seus subordinados, somente com o intuito de beneficiar o próprio estado.
Na educação homérica nota-se como nesse período o povo ainda não dominava a arte de ler e escrever, os heróis serviam de modelos para os jovens. Os jovens gregos eram preparados por meio de disputa e da concorrência, pois eram induzidos, que esse era o caminho para o desenvolvimento do homem.
Quando em alguns deles eram notado alguma habilidade que o destacasse dos demais, esse teria um tratamento diferenciado elevado à outro grau de ensinamento.
Enquanto no ideal homérico cultiva o lado heroico, o individuo era assemelhado a um Deus pelo seus atos heroicos.
A educação espartana, o individuo era educado exclusivamente para defender o estado, o estado considerava as crianças e os jovens, como bens preciosos que deveriam ser preparados desde a infância, moldados a maneira como eles queriam para a suprir as necessidades que o estado viera a ter.
Esses jovens tinham um treinamento intenso e observado pelos anciões, pois eram ensinados a eles pouca leitura e escrita, no mais eles tinham treinamento apenas para se tornarem obedientes e preparados para se tornarem bons combatentes. Quando cresciam eles tinham um treinamento mais severo, podemos dizer que eram levados ao extremo para se acostumarem com situações adversas e provações de resistência.
Então nota se que a relação entre a educação espartana e o ideal homérico é, bélica e em defesa do estado. Tanto a educação espartana quanto a ideal homérica atendiam às necessidades dos privilegiados, nesse caso o estado. Ninguém tinha permissão para criar e educar seus filhos eles eram obrigados a defender o estado.
...