A Educaçao Espartana , O Ideal Homerico E A Defesa Do Estado
Exames: A Educaçao Espartana , O Ideal Homerico E A Defesa Do Estado. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: edumat • 25/9/2013 • 379 Palavras (2 Páginas) • 575 Visualizações
A educação dos espartana era fazer que cada pessoa ali se tornasse um soldado , eles tinha sua educação baseada no sentido da religião e sua característica de rivalidade , eles eram deuses gregos que era muito comparados aos humanos .
Só que tinha uma diferença eles eram imortais .Mais esses Deuses gregos tinham defeitos como qualquer ser humano , eles queriam criar uma educação voltada par o homem herói .
Os recém-nascidos que nascem com problemas de saúde ou qualquer outra coisa relacionada com saúde o estado mandava matar sem dó e nem piedade , porque eles não serviram futuramente para servir o estado , quando uma criança completava sete anos de idade eles eram obrigados a fazer parte de uma de uma pequena tropa que tinha um monitor que obrigava as crianças á fazer exercícios diariamente .
As vintes anos de idade , os jovens já ingressava no exercito , aos trintas anos que eles podiam se casar e participar da Apela (Assembleia formada por cidadãos espartanos ).Avida militar de um homem espartano ia só ate aos 60 anos de idade ,quando podiam parar de servir o estado ,mesmo os manarcas, antes dessa idade eram obrigados a tomar parte nos exércitos militares .
As mulheres também sofriam muito ,porque elas tinham á vida quase igual a de um homem participava d atividades esportivas de torneios e entre outras atividades , o objetivo era torna-las fortes e saudáveis para gerarem muitos filhos sadios .
A cultura intelectual foi quase nula em Espartana limitando-se ao ensino de poesias sagradas a cantos de guerra e a uma eloquência particular que de via expressar muitas coisas em poucas palavras , chama-se lacônia a linguagem breve concisa , sentenciosas , igual a que e falava na Lacônia .
A educação homérica foi o primeiro modelo de formação em exelência a primeira versão Paideia grega , que propiciava a formação ao lado subjetivo do homem .A educação homérica visava muito a disputa por competições e superações isso beneficava o estado pois é o herói quem , nos combate glorificava dava relevância ao mesmo .
Em espartana mesmo no período clássico o objetivo era a educação homérica criar homens para as condições bélicas e não a sua subjetividade tendenciando a beneficar o estado e seus projetos políticos .
...