Educação Espartana E Ideal Homérico
Trabalho Escolar: Educação Espartana E Ideal Homérico. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: casa1780 • 25/10/2013 • 291 Palavras (2 Páginas) • 556 Visualizações
O texto a seguir se refere ao processo educacional na cidade-estado de Esparta. Este documento histórico nos apresenta as etapas de formação pela qual passavam os meninos espartanos e demonstra a relação desse processo com a defesa do Estado. Após lê-lo, atenta¬mente, relacione-o com as unidades estudadas até o momento e redija um texto, de até duas laudas, indicando a relação existente entre a educação espartana, o ideal homérico e a defesa do Estado.
Educação Espartana; Iniciavam uma educação severa desde os sete anos de idade, não para ler e escrever, mais sim para formar um bom soldado, para defender sua cidade e saber vencer uma guerra, era trabalhado para aperfeiçoá-los a ser imbatíveis em coragem, hábitos de obediência, insuperável em bravura, vigor, domínio de si mesmo e a terem vida pública.
Sua formação tendia a beneficiar o estado. E o Estado via sua formação como uma missão fundamental para a sua conservação, deveriam formar cidadãos compatíveis com seus projetos políticos. O estado considerava crianças e os jovens como suas propriedades. O individuo era moldado conforme as necessidades estatais.
Ideal Homérico; O psicológico do individuo era trabalhado desde criança a acreditar que era um Deus, assim era educado essencialmente para defender o estado, onde o estado era glorificado pelos atos heroicos do individuo que se fosse preciso morreria pela defesa do estado. Era uma educação inspirada na religião dos antigos gregos, onde necessitavam do homem-herói.
Essa formação traria enorme beneficio ao estado, pois é o herói quem, nos combates, glorificava e dava relevância ao seu estado.
CONCLUSÃO
A principal relação tanto na educação espartana como no Ideal Homérico era formar o individuo para defesa do estado acima de qualquer coisa, se preciso fosse morreriam pelo seu estado e o estado era glorificado pelas suas bravuras.
...