TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha de O Mal-estar na Civilização

Por:   •  16/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  894 Palavras (4 Páginas)  •  509 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO - CCSE

CURSO DE LICENCIATURA EM FILOSOFIA

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SÃO MIGUEL DO GUAMÁ - XI

DISCIPLINA: FILOSOFIA DA CULTURA

PROFESSORA M.S.C: LÍVIA NORONHA

DISCENTE: SERVULO AUGUSTO RAMOS DOS PASSOS

RESENHA: CAPITULO V, DO TEXTO – O MAL-ESTAR DA CIVILIZAÇAO DE SIGMUND FREUD

São Miguel do Guamá

2015


O amor, em suas preferentes dimensões tem em si significados diferenciados. Para isso, em grau estimulador a indagação, estão centrados o amor e o respeito entre os indivíduos, pois estes métodos, tratam de características pertinentes no que concerne a solidez das relações civilizadas. Então esta ferramenta que é “disposta” ao homem para que este possa promover um “melhor” contato com seu semelhante estimula uma questão sobre como os indivíduos viveriam sem a inserção desta no âmbito de suas ações, conquistas e instituições de felicidade?

Sim pois, o homem demonstra em sua transição neste mundo que as maneiras com as quais lida com seu próximo o inclina para bonanças ou infelicidades, pois, a princípio o homem ainda em fase inicial de sua vida não agrega desprezo aos seus iguais por questões diversas.

E ainda que tais elementos de convívio comunitário carreguem disposições acerca da vida civilizada em contraste com a vida instintual bem como as suas noções éticas ou morais, que cabem a realização destes indivíduos, então é, verossímil que este “Ser não nasce odiando, mas em determinado ponto de sua construção de caráter o faz” de forma assídua e inerente aos ordenamentos que lhes são impostos.

Por meio disto, compreende-se que ações direcionadas as questões como a sexualidade e o uso desta na vida e nas relações de convívio são de suma importância. Porque o homem é um ser que tem uma necessidade de contatar o outro, de ser visto e desejado. Porém, à carga amável que tal indivíduo tem a seu dispor para distribuir, mostra-se restrita a partir de certo ponto. Porquê, o homem ama, mas o faz com quem tem sua afinidade e não com alguém que está distante de tal qualidade e que lhe é alheio, por certo que sua familiaridade com outrem o concretiza como Ser que se utiliza de mais cautela para expor-se. Porquanto, amar o outro é algo como uma faca de dois gumes, pois ao mesmo tempo em que se conquista satisfação por meio de ações bem feitoras e prazerosas decai sobre o indivíduo que o faz uma vulnerabilidade consequente por não conhecer essencialmente o seu “igual”.

Mas, na realidade dos fatos acerca das ações humanas relacionadas a vida civilizada. Homem é um ser que tem uma necessidade peculiar que é, a de satisfação em consequência das atitudes impactantes que este toma para com seus iguais. Ou seja, a proclamação de um amor universalizado é desabilitada quando o caráter audacioso e maldoso do indivíduo está em ação plena, causando desordem, dor e sofrimento em escala particular ou social. Então porque, este homem não o faz sempre?

Esta por certo é uma questão pertinente, e sua resolução indica uma retração por parte deste indivíduo, já que em seu entendimento e a partir de preceitos que são obtidos em razão de um modelo que é constituído de noções de proteção, como é o caso da compaixão, “ação generosa” e até a vergonha que influenciam na ação moral deste o impedindo de fazer aquilo que se destaca como seu objetivo real. Ou seja, existem indivíduos que entendem a necessidade de uma boa relação com o próximo, mas não compreendem ou fingem não compreender sua importância. E assim, em meio a um mandamento universal os homens enfrentam-se e destroem-se de forma bruta e horrenda causam caos em consequência de suas ações, pois muitas vezes estas ocorrem apenas em prol dos reconhecimentos e recompensas que podem ser obtidas, mas que não agregam em seu conteúdo virtude alguma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (107.1 Kb)   docx (21.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com