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Resenha do Premio ao Comentário à Metafísica de Aristóteles do Tomás de Aquino

Por:   •  24/3/2023  •  Resenha  •  429 Palavras (2 Páginas)  •  90 Visualizações

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Em “Comentário ao Tratado da Trindade de Boécio” o filósofo Tomás de

Aquino, em seu “Proêmio ao Comentário à Metafísica de Aristóteles”, retoma um

princípio Aristotélico – “quando vários são ordenados a algo, é necessário que um

deles seja regulador ou diretor, e os demais, regulados ou dirigidos” – para

estabelecer, analogamente, que as ciências são ordenadas à perfeição do homem, isto é,

a sua felicidade, e que, é preciso que haja uma ciência que ordene as demais. Ciência

esta, julgada por ele, inicialmente, merecedora do nome de sabedoria.

Deste modo, estabelecida que esta ciência é aquela que ordena as demais,

Tomás, ainda elaborando argumentos através de analogias, a fim de explicar a natureza

desta, apresenta duas concepções centrais: “que a característica que permite a

alguém ser a apto para dirigir é o intelecto” e “que o intelecto deve ser

proporcional ao seu objeto”. Assim, o comentarista conclui a existência de uma

correspondência direta entre a ordenação e o intelecto. Assim, o diretor da ciência que

ordena todas as outras deve ser o de maior intelecto - o mais “sábio”. Mas também, ele

conclui que, o objeto da ciência intelectual ao máximo, esta ciência ordenadora, deve

ser o mais inteligível.

Mas, Aquino entende que podemos conceber o que é ao máximo inteligível a

partir de uma tríplice acepção. Primeiro, a partir da ordem da intelecção, segundo, a

partir da comparação do intelecto com os sentidos e terceiro, a partir do próprio

conhecimento do intelecto. Assim, através destes critérios, o filósofo conclui que, a

ciência cujo seu objeto é o máximo intelectual, é aquela que investiga as primeiras

causas, os princípios ao máximo universais e o que é abstrato ao máximo.

Assim concebido, o filósofo afirma: “Esta tríplice consideração não deve ser

atribuída a diversas ciências, mas a uma única”. Ou seja, isso não significa que há, aí,

três sujeitos de três ciências, mas sim um sujeito considerado a partir de aspectos

diversos. Assim, embora esta ciência proceda a esta tríplice consideração, ela não

considera qualquer uma delas tema do seu estudo, mas sim, apenas os princípios

universais ao máximo - o ente em geral - seu gênero-sujeito (tema).

Estabelecido como esta ciência se relaciona com as demais ciências, sua

finalidade

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