Resenha do fenomeno religioso
Por: vilmararenales • 2/4/2015 • Resenha • 546 Palavras (3 Páginas) • 547 Visualizações
Disciplina: O Fenômeno Religioso
Professor responsável: Pr. Kleber Gomes
Data: 16/09/2014
Nome: Solange Ribeiro da Cruz Arenales
Pólo: IB Cel. Antonino- Campo Grande-MS
Resenha da Apostila de Antropologia Cultural (pag. 76 a 79)
Para os fenomenólogos Laburth-Tolra e Warnier o fenômeno religioso consiste em primeiro lugar em crenças, caracterizada em postular a existência de um meio invisível em pé de igualdade com o visível, mas que não pode ser simplesmente evidenciado como a matéria. Ainda afirmam que é preciso fazer a leitura fenomenológica, identificando e interpretando os elementos que fazem parte do sagrado, através de crenças, mitos e ritos e que esse ponto deve ser tratado com muita seriedade para não se incorrer em erros do elemento analisados.
Fenomenologia Religiosa
A fenomenologia religiosa observará as forças existentes em nosso meio, sejam pessoais ou impessoais, pessoais ou mecânicas, afirma Croatt 83. E que o fenomenólogo procura o significado da religiosidade humana enquanto o historiador se preocupa com evidências deixadas.
Para Malinowski 85, o desejo dos povos de se relacionarem com o invisível e desconhecido é que projetou o aspecto religioso da cultura. Apesar disto, ele até contribuiu para a desmistificação quanto à falta de complexidade dos elementos religiosos em culturas minoritárias.
Tradicionalmente o estudo da religiosidade estava ligado à construção da identidade social. Posteriormente, a religiosidade começou a ganhar um estudo isolado segundo Piazza, Mauss, Eliade e Malinowski e outros que apresentam a religiosidade de forma privilegiada e geradora de significado para a sociedade. Laburth-Tolra e warnier 89 afirmam que “é preciso situar o fenômeno religioso em si mesmo consistindo em primeiro lugar em crenças”. Exemplo disto tem num pouco de terra sagrada em um patuá nas tribos do noroeste africano, trazendo o sagrado para o ambiente profano.
A Fenomenologia Religiosa com aplicação missionária é a sistemática caracterização dos elementos do além em certa cultura, sociedade ou segmentação humana. O objetivo é a coleta de informação necessária para a comunicação de uma mensagem compreensiva e transformadora. As idéias fenomenológicas, de forma geral, são manifestas em vários graus, por exemplo, de sagrado e profano.
Na proposta de analisar um grupo social percebe-se que é necessário categorizá-lo em grupos e em dimensões: histórica, ética, étnica e fenomenológica. A percepção do comportamento de um grupo social ou étnico é ditada pelas suas crenças entre sagrado e profano. Os pertencentes desses grupos têm formado em sua mente o que é permitido ou proibido em relação ao seu Deus ou a determinada área do templo.
Às vezes, atribuem maior valor a objetos do templo do que às pessoas que ali freqüentam. Historicamente, compreendo que em todas as crenças houve evolução para a degradação da fé no invisível. Há certa apostasia geral. E até mesmo a mistura do sagrado e profano no mesmo altar. Líderes que na ânsia de inovar misturam práticas profanas com a adoração ao que é sagrado e chegam a confundir os seus seguidores e muito mais, conduzem o povo a uma crença vazia de princípios e sem transformação.
Sendo assim, um estudo da fenomenologia religiosa é a chave para a conquista de um grupo, um povo, pois terá a chave para comunicação do evangelho que transforma e que salva.
...