Resenha do texto de Marilena chaui
Por: Josieli Sobrinho • 6/4/2015 • Resenha • 478 Palavras (2 Páginas) • 5.037 Visualizações
Resenha do texto de Marilena Chaui –Para que Filosofia
Josieli Fabiana Sobrinho
No texto a filósofa ressalta várias frases que falamos em nosso cotidiano frases essas que trata do quê temos como pensamento de bonito e feito, certo ou errado ou mesmo se uma pessoa é legal ou não.
A intenção da autora é fazermos pensar, criticar e indagar sobre oque achamos ou acreditamos ser. O texto nos incita a querer saber oque é realmente as perguntas que costumamos fazer automaticamente.
Perguntas essas que muitas vezes fazemos para suprir um vazio da ausência de um diálogo ou mesmo com a intenção de começar uma conversa.
Quanto fazemos perguntas do tipo será que vai chover?,Que horas são?, Que dia é hoje? É que temos dentro de nós que a pessoa na qual fazemos a pergunta ela tenha conhecimento sobre o clima, que o tempo é dividido em horas e dias.
A filósofa quer mostrar que muitas atitudes que tomamos é porque alguém já nos falou e seguimos uma linha de pensamento, más nem sempre questionamos o por quê dessa atitude.
Outras afirmações que a filósofa fala em seu texto é onde á fumaça há fogo ou não saia na chuva para não se resfriar, nos trás uma reflexão de causa e efeito. Que tosa ação tem uma reação, tudo que fazemos tem uma consequência.
Atitude filosófica
Imagina se as pessoas começassem a fazer perguntas inesperadas como o que é o tempo? O que é o sonho? A loucura? A razão? Ao interrogar a si mesmo, estaria começando o que cremos e no que cremos isso a escritora chama de atitude filosófica e isso é muito importante, pois precisamos questionar mais, procurar a saber o motivo das coisas por que elas são como são, por que não poderia ser de outra forma. E jamais aceitar uma questão sem ser anteriormente investigado e entendido. E não aceita de imediato as coisas, sem procurar saber os motivos que levam determinada situação ser como é.
Atitude crítica
Existem dois tipos de atitude crítica negativa e positiva. Na crítica negativa é dizer não aos pré-conceitos, aos pré-juízos aos fatos e as experiências cotidianas. Na crítica positiva é uma interrogação sobre os fatos, as situações, são indagações fundamentais da atitude filosófica positiva o que é, como é, por que é.
Evidências do cotidiano –Atitude filosófica –atividade crítica –partir para uma postura diferente- negativa ou positiva-(o que é, Porque é? e como é?)
Para que Filosofia?
Muitas pessoas tem embutido em si o pensamento que filosofia não serve para nada, pois aparentemente não tem um valor financeiro agregado, nós como seres capitalistas como somos só damos valor no que tem um retorno financeiro. E não temos o costume de perguntar por que estudar outras ciências ou artes. A grande sacada da filosofia é fazermos pensar a tornarmos seres argumentativos.
A filosofia ajuda a formar respostas para todas as ciências e as artes.
...